Pronunciamento

Dr Vicente - 028ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 18/04/2023
DEPUTADO DOUTOR VICENTE CAROPRESO (Orador) - Agradece a Secretária Carmen Zanotto pelo início oficial do credenciamento em alta complexidade de cirurgia cardíaca e vascular no Hospital São José, em Jaraguá do Sul, destacando a importância dessa ação.
Anuncia que esteve com o Secretário da Infraestrutura, Jerry Comper, para analisar algumas rodovias da região norte e nordeste de Santa Catarina. Acrescenta que serão realizadas quatro obras importantes, além de passarelas e vias marginais. Comenta que foi uma grande luta política para conseguir viabilizar as obras nas rodovias, e apela ao Secretário e ao Governo que mantenham as devidas obras em atividade.
Agradece ao Governo do Estado, em especial à Secretaria de Estado de Administração, pela implementação das Portarias n.s: 154/2023, 149/2023 e 175/2023, que tratam de fornecer pensão para pessoas com transtorno de espectro autista nível III. Explica que muitas famílias não possuem condições de realizar tratamentos e exames para diagnósticos, dificultando a inclusão de pessoas com autismo na sociedade.
Critica as declarações do Presidente Lula em relação à guerra entre Ucrânia e Rússia, pois entende que as declarações ferem a tradição da política externa do Brasil, argumentando que é um equívoco igualar a responsabilidade, o poder bélico e as tomadas de decisões dos dois países. Apela ao Congresso Nacional para que a Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional se posicionem em relação à declaração do Presidente. Acrescenta que a União Europeia e os Estados Unidos são parceiros comerciais e merecem respeito, e reforça que a postura do Brasil deve ser pela neutralidade. [Taquigrafia: Northon]