Pronunciamento

Dr Vicente - 041ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 19/05/2021
DEPUTADO DOUTOR VICENTE CAROPRESO (Orador) - Saúda o MDB, lamentando o passamento do Senador e Ex-Governador Casildo Maldaner, a sua família, e destaca a importância de ver a família do MDB unida em torno de uma biografia tão importante para Santa Catarina e para a trajetória de tantos políticos que vão se formando, que vão tentando se firmar. Afirma que ele deixou um legado de paz, acima de tudo, onde o mais importante é a conversa, pois nunca precisou, em sua vida inteira, ameaçar ninguém, e diz que esse é o verdadeiro valor da política e do homem público.
Menciona também a biografia de Bruno Covas, neto de Mário Covas. Diz que é filiado ao PSDB, faz 30 anos, e que houve dois mandatos do senhor Mário Covas. E Bruno Covas, que faleceu há alguns dias, Prefeito da maior cidade do Brasil, deixou um legado de saber receber e conviver com as diferenças. Acrescenta que os Parlamentares devem lutar por um Parlamento valorizável, por uma política de diálogo, de ouvir as pessoas e chegar a um ponto comum.
Reporta-se ao Corpo de Bombeiros Voluntários que atendem 1.6 milhão de pessoas, agradecendo ao Governador Moisés por ter repetido o convênio de repasse aos bombeiros voluntários, num valor de R$6 milhões, proporcionando ajuda no custeio e investimento em pessoas que exigem treinamento e responsabilidades.
Homenageia uma pequena corporação dos bombeiros voluntários, da cidade de Schroeder, onde faleceu um comandante, de 26 anos, alguns dias atrás, em um acidente. Constata que o trânsito brasileiro é mortífero, são mais de 40 mil mortes por ano, e todos os Parlamentares do País têm feito esforços, junto ao Governo Federal, para reduzir esse quadro apertando na legislação. Registra que encaminhará uma moção de pesar à família do comandante, e a todas as famílias do Corpo de Bombeiros Voluntários de Santa Catarina. [Taquígrafa: Eliana]