Pronunciamento

Dr Vicente - 057ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 29/06/2021
DEPUTADO DOUTOR VICENTE CAROPRESO (Orador) -
Fala da aprovação do seu Pedido de Informação nesta Casa, buscando respostas para a situação preocupante das cirurgias eletivas no Estado. Compartilha a resposta do Governo do Estado e diz que as cirurgias eletivas estão se tornando emergências, pois muitos estão sofrendo e vidas são colocadas em risco. Cita que o ano de 2019 terminou com 73 mil pessoas aguardando uma cirurgia. Reforça que, até abril deste ano, a soma chega a 90 mil pessoas aguardando na fila do SUS para fazer uma cirurgia. Discorre sobre os tipos de cirurgias e as regiões com maior número emergencial. Lembra de seu encontro com a Secretária da Saúde Carmen Zanotto, onde logo após foi emitida uma Portaria, permitindo as cirurgias eletivas no Estado quando a pandemia diminuía de intensidade, mas isso não foi suficiente.
Cita que a Portaria n. 550, que permitiu a retomada das cirurgias de média e alta complexidade, desde que os hospitais tivessem estoque regular de remédios que compõem o kit intubação, e definiu que a prioridade das UTIs continua sendo para o atendimento de pacientes com Covid. Ressalta que a medida foi importante para os hospitais que não eram referência para Covid e estavam parados e com dificuldades financeiras.
Considera um absurdo o aumento que tiveram os medicamentos do kit intubação, e destaca que não há falta dos mesmos nos hospitais, mas preocupa-se, pois não há estoque suficiente que garanta a segurança para ampliar a realização de cirurgias eletivas. Afirma que o represamento das cirurgias eletivas é o grande gargalo da saúde pública no País, uma herança da pandemia. E diante do cenário, considera importante a imunização contra a Covid para desafogar o sistema de saúde. Agradece ao Secretário André Motta Ribeiro pelas ações tomadas, no sentido de atender as cirurgias eletivas, com recursos financeiros e a compra de medicamentos do kit intubação para repasse aos hospitais filantrópicos. [Taquigrafia: Guilherme]