Pronunciamento

Dr Vicente - 040ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 13/05/2021
DEPUTADO DOUTOR VICENTE CAROPRESO (Orador) - Informa que, amanhã, Blumenau vai receber a visita do Ministro da Educação, Milton Ribeiro, para entrega do novo Centro de Educação Infantil Elisabete Nunes Anderle, e foi convidado pela Prefeitura da Cidade para fazer parte do evento, agradecendo em nome do partido ao Prefeito e a Vice-Prefeita pela lembrança do nome dessa grande professora. Destaca a professora Elisabete Anderle foi muito importante para a educação e a cultura catarinense, relatando traços da sua biografia. Salienta que a mesma foi Diretora-Geral da Fundação Catarinense de Cultura em 2008, e faleceu devido a um câncer agressivo, em 2017, era natural de Tubarão, socióloga e morreu aos 60 anos. Foi militante de movimentos políticos de oposição à ditadura militar, e sempre com muita garra defendeu as mulheres, deixando um legado de coragem e dedicação, sobretudo nas causas da educação e da cultura. Foi casada, com Jacó Anderle, também sociólogo, e atuou em diversas Organizações Governamentais e Não Governamentais.
Lamenta que Santa Catarina tenha sido excluída do Plano Logístico Nacional, e infelizmente as ferrovias catarinenses não foram contempladas. Apela à bancada catarinense que atua em Brasília para que reveja, reverta essa situação, esperando que Santa Catarina seja lembrada pelo Governo Federal.
Deputada Ada de Luca (Aparteante) - Diz que Elisabete foi uma grande amiga, trabalharam em campanhas políticas, e as duas têm uma bela história juntas, afirmando que a mesma é merecedora de todos os aplausos . [Taquígrafa: Ana Maria]