Pronunciamento

Dr Vicente - 102ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 14/10/2021
DEPUTADO DOUTOR VICENTE CAROPRESO (Orador) - Tece homenagens aos professores pelo Dia do Professor que se aproxima, e comenta que o referido profissional de educação é uma peça chave para melhoria da educação e conquista da qualidade de vida, mas que para isso é preciso de professores qualificados. Comenta que, com a pandemia, a falta de valorização social e financeira, falta de estrutura, falta de material didático, torna-se difícil a execução da profissão, mas que felizmente o Governo catarinense vive um momento histórico de valorização devido ao salário mínimo imposto para professores com graduação superior.
Informa que esteve envolvido na discussão do novo plano de carreira para o Magistério público, quando se construiu um relatório para que o Estado tenha uma carreira atrativa e valorizada, e que o processo envolveu diversos profissionais da área da educação, do Tribunal de Contas e do orçamento estadual do Governo. Comenta que atualmente um profissional com doutorado da rede pública recebe pouco mais de cinco mil reais, mas com a proposta da comissão passaria a receber perto de dez mil reais, desejando que seja possível fazer história através das ações do Governo voltadas para esse tema.
Deseja que o Governo envie o novo plano de carreira do Magistério no Dia do Professor, que será comemorado no dia seguinte. Informa que dessa forma é possível não apenas valorizar o professor, mas também beneficiar o aluno, comentando sobre os benefícios que um bom professor pode trazer à vida dos alunos. Manifesta sua admiração, carinho e agradecimento a todos os professores, em especial aos que transmitiram conhecimentos para que se tornasse Médico e, hoje, Deputado. [Taquigrafia: Northon]