Pronunciamento

Dr Vicente - 019ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 19/03/2015
O SR. DEPUTADO DR. VICENTE CAROPRESO - Sr. presidente, srs. deputados, sras. deputadas, ontem alguns médicos foram ao encontro de entidades médicas de Santa Catarina aqui em Florianópolis e ouvimos as solicitações dos presidentes do Conselho Regional de Medicina, do Sindicato dos Médicos e da Associação Catarinense de Medicina.
Esta foi uma das primeiras vezes que aconteceu tal reunião com todas as entidades. E foi uma coincidência, pois com a entrada tanto dos deputados Fernando Coruja e Dalmo Claro somos cinco médicos, ou seja, dos quarenta deputados coincidiu que estivéssemos aqui na mesma época conversando sobre esse tema que certamente é o mais importante e mais solicitado pelas pessoas em todas as partes do país.
Temos grandes desafios! Soubemos também e deveremos solicitar na próxima reunião da comissão de Saúde, a qual tive a honra de presidir ontem, com a ausência momentânea da deputada Ana Paula Lima, da situação do Hospital Universitário, o HU, que está com cem leitos desativados, o que é muita coisa. Isso representa muito em termos de atendimento médico, para uma população muito grande em torno de Florianópolis, São José e municípios vizinhos.
Certamente deveremos entrar em contato com os membros para saber o que a comissão, o que alguns deputados poderão eventualmente fazer para reativar esses leitos e fazer com que aquele hospital que forma tantos médicos no estado possa continuar esse trabalho importantíssimo que é 100% do SUS.
Sr. presidente, srs. deputados, sras. deputadas, dia 26, na próxima quinta-feira, teremos o Dia da Conscientização da Epilepsia. Se avaliarmos todas as pessoas que sofrem de epilepsia veremos que é uma população grande no estado, são milhares de pessoas e ainda, infelizmente, existe muito preconceito contra essas pessoas seja nos relacionamentos, seja na questão de obtenção de vagas de trabalho.
Então, tivemos essa iniciativa juntamente com a professora Kátia Link, que é a titular na UFSC, da neurologia e da neurofisiologia para que possamos divulgar, fazer um barulho, entre aspas aqui na Assembleia Legislativa no hall de entrada para motivar as pessoas, e também divulgar na imprensa, fazendo enfim, todo o trabalho de conscientização, principalmente com este deputado ainda atuando nessa área de uma maneira bastante forte.
Então, tenho certeza de que no dia 26, com a colaboração também dos deputados, da imprensa e de todo aparato desta Casa e da própria universidade federal que se fará presente em peso, poderemos ter um grande dia, um belo exemplo de colaboração entre uma universidade federal e um poder do estado.
Neste sentido, semana passada tivemos uma audiência com o secretário da Saúde, dr. Murilo Capella, que estava substituindo o titular da pasta e solicitamos alguns equipamentos importantes para aquela universidade, principalmente na área neurológica, no caso um aparelho de eletromiografia, e o controle todo para se fazer através dos aparelhos para melhorar o setor de neurofisiologia, que faz com que o serviço todo de cirurgia de epilesias esteja parado sem a presença desses equipamentos. Então, vamos agilizar de todas as maneiras para que se dê continuidade a esse trabalho tão comum de recuperação de pacientes, pois muitas vezes as drogas não funcionam, os medicamentos disponíveis, ou seja, são fármacos resistentes.
Por outro lado, vimos também no encontro com essas autoridades uma maneira de estreitarmos laços e recebermos o apoio e sugestões para matérias legais. Acho extremamente importante alguns posicionamentos no quesito do dia a dia da vida do médico, na questão salarial, nos acordos que foram feitos em 2012 e que encontram dificuldade de serem mantidos pelo atual governo do estado. Nós teremos algumas rodadas de negociação para ajudar algumas entidades.
Sr. presidente, ontem com a presença de v.exa. representando esta Casa, deputado Leonel Pavan, estivemos presentes no congresso da Fecam, no Centrosul, e ouvimos alguns discursos. Conversamos com algumas pessoas, mas o que mais chamou atenção foi a presença do ministro das Cidades, do governo da presidente Dilma Rousseff, que falou abertamente que é contra o centralismo de Brasília. Isso nos causou espécie porque é um discurso completamente novo, que vem reforçar todos esses ares novos da necessidade de uma mudança no tratamento tributário, na justiça tributária tão apregoada hoje em dia por todos os economistas que podem pensar na manutenção dos serviços essenciais, principalmente de saúde e educação.
Dentro da comissão de Saúde e da bancada médica há uma premência, há uma necessidade absoluta de encontrarmos dispositivos legais para abrirmos um canal cada vez maior e mais certo, dentro do texto constitucional, seja do estado ou da federação para que a distribuição de verbas venha de encontro ao interesse dos munícipes, porque é lá que eles vivem, e é lá que precisam dos atendimentos. É justamente lá que os prefeitos hoje em dia não encontram mais recursos suficientes para acompanhar o desenvolvimento da medicina, que cada vez está mais caro, e também para pagar os serviços disponíveis para o atendimento das várias especialidades.
Portanto, sr. presidente, venho aqui reforçar, não a minha espécie, mas uma dúvida muito grande em relação ao posicionamento do ministro, mas fiquei contente quando Gilberto Kassab, um companheiro de Câmara dos Deputados de 1989 até 2003, pertencemos inclusive a algumas comissões em conjunto e, sinceramente desejo sucesso e certamente quem sabe faremos uma visita solicitando apoio a vários municípios, conforme ele nos disse e também a todos os outros prefeitos presentes e ao próprio governador. Certamente bateremos naquela porta para trazer recursos para nossos municípios.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)