Pronunciamento

Dr Vicente - 046ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 01/06/2021
DEPUTADO DOUTOR VICENTE CAROPRESO (Orador) - Inicia, dizendo que a presente data é importante, pois é o dia de defender o acesso à informação, pois hoje se comemora o Dia da Imprensa.
Fala do dia 01 de junho de 1808, quando circulou pela primeira vez, no País, o Correio Brasiliense. Comenta que, à época, o único jornal com permissão de circular no Brasil era a Gazeta do Rio de Janeiro, órgão oficial da Coroa Portuguesa, que só publicava o que Portugal queria. Discorre sobre a história do jornal Correio Brasiliense, que era lido secretamente, pois foi a primeira publicação a fazer oposição, criticando os erros e a corrupção na Corte, um exemplo histórico do papel imprensa como instituição independente do Poder Governamental.
Deixa a sua saudação e solidariedade a todos os profissionais da imprensa e nos veículos de comunicação, pois os tempos são difíceis, de polarização, e cita que autoridades eleitas atacam jornalistas e promovem o bloqueio econômico a quem noticia fatos que os desagradam. Defende a liberdade de expressão e faz críticas a quaisquer ataques contra a imprensa, dizendo que o brasileiro precisa avançar com a pluralidade de ideias, ressaltando que luta pela democracia e a liberdade. [Taquigrafia: Guilherme]