Pronunciamento

Dr Vicente - 007ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 19/02/2015
O SR. DEPUTADO DR. VICENTE CAROPRESO - Muito obrigado, sr. presidente, srs. parlamentares aqui presentes, venho aqui trazer um pouco do aprendizado que tive na semana passada e quero aqui dar um grande abraço ao prefeito Napoleão Bernardes, de Blumenau, que me recebeu com todos os secretários que faziam controle financeiro do município e também com o sr. Carlos Roberto Pakuczewsky, que é o coordenador do Observatório Social de Blumenau.
O que significa esse Observatório Social? É uma organização não governamental de cunho voluntário que faz o controle dos gastos públicos. Eles são especializados em saber o destino correto das verbas públicas, eles estão presentes quando da abertura dos envelopes em licitações, eles estão presentes e avisam aos secretários, aos prefeitos, enfim, aos vereadores, do correto uso e da eficiência das obras públicas. Eles acompanham, por exemplo, uma edificação sendo feita, eles acompanham o controle da qualidade dos materiais que foram adquiridos depois de uma determinada licitação.
E foram vários milhares de reais que foram poupados dos cofres públicos em Blumenau em razão de uma atuação firme, organizada e, também até certo ponto, patrocinada por algumas entidades civis, tendo como sede a Associação Empresarial de Blumenau, a Acib, onde trabalham dois funcionários e mais alguns voluntários. São 13 entidades que a mantém, que pagam alguma coisa para que essas duas pessoas façam o trabalho continuamente.
Então, esse tipo de controle social estava faltando no Brasil e há alguns anos já existe em algumas cidades, como São José, Itajaí, Florianópolis, Brusque, Rio do Sul, Tubarão e Indaial. Nós esperamos que a sociedade civil acompanhe o desenvolvimento dessas iniciativas importantes da nossa sociedade e que isso possa trazer, e trará, com certeza, uma tranquilidade muito maior na apresentação das contas e na prevenção dos desvios, tão frequentemente alardeado pela imprensa nacional e estadual.
Portanto, quero deixar aqui o meu abraço e todo o reconhecimento feito pela Associação Empresarial de Blumenau, a Acib, e, em especial, ao prefeito Napoleão Bernardes, que vê essa entidade como uma entidade que o ajuda muito na administração, alertando, reduzindo os gastos com aluguéis que não eram mais prestados para prefeitura, com a colocação de GPSs em todos os carros que circulam da Prefeitura Municipal de Blumenau, enfim, acho que o referido prefeito está fazendo história, além disso, com decreto melhorando todo o sistema de controle interno da prefeitura dando tempo e prazo para que as coisas aconteçam no seu devido tempo.
Eu estou aqui acompanhado dos deputados Leonel Pavan e Serafim Venzon que, por acaso, são do meu partido, e temos que nos orgulhar do trabalho em relação ao controle que está feito nos gastos públicos de Blumenau, numa época de penúria de arrecadação, numa época em que estamos vendo as contas públicas com dificuldade de pagar.
Gostaria de abordar outra situação aos companheiros parlamentares. Acabei de sair do DNIT e lá fui informado que, no final de ano, não havia dinheiro para pagar e as obras pararam. Tudo para no país em razão do descontrole.
O Sr. Deputado Leonel Pavan - V.Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO VICENTE CAROPRESO - Pois não, concede o aparte, deputado Leonel Pavan.
O Sr. Deputado Leonel Pavan - Querido amigo, deputado Dr. Vicente Caropreso, v.exa. que foi deputado federal e um dos grandes deputados do nosso Brasil, que tem uma grande experiência na vida pública, sabe muito bem quais as pessoas estão administrando com competência, conhecimento e ética. E ao citar um jovem, que é não apenas uma revelação política de Santa Catarina, mas uma revelação como administrador e como gestor público, Napoleão Bernardes, esse jovem que nos surpreende pelo seu caráter e pela firmeza com que ele defende algumas questões. Essa questão do enxugamento da máquina pública, de diminuir os gastos lhe custou muito na sua cidade porque muitos se sentiram prejudicados, porque ele teve que cortar na própria carne. E ele teve que tirar alguns benefícios que existiam e foi duramente criticado.
Porém, hoje, já estamos vendo que ele está se sobressaindo na sua administração e muito mais reconhecido em outros estados brasileiros. Recentemente, ele esteve em São Paulo a convite do próprio governador Alckmin para falar um pouco da gestão que ele está realizando em Blumenau.
Então, o seu pronunciamento enaltecendo e falando das conquistas do governo de Napoleão Bernardes, de Blumenau, não só tem o nosso aval, como de grandes líderes políticos do Brasil. E eu faço questão de registrar no seu pronunciamento essas minhas colocações porque eu fui prefeito três vezes, sou admirador dele e apoio atitudes que venham trazer benefícios da sociedade, como o exemplo de diminuir gastos públicos, os gastos supérfluos.
Por isso, meus parabéns pelo seu pronunciamento.
O Sr. Deputado Serafim Venzon - V.Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO DR. VICENTE CAROPRESO - Muito obrigado, deputado Leonel Pavan. Concedo um aparte ao meu amigo, companheiro, colega médico, deputado Serafim Venzon.
O Sr. Deputado Serafim Venzon - Deputado Vicente Caropreso, parabéns por abordar esse tema, v.exa. tem muita experiência em administração pública, já foi deputado federal durante quatro anos, agora retorna aqui a Santa Catarina para dar uma grande contribuição como deputado estadual.
E v.exa. aborda uma figura, o prefeito Napoleão Bernardes, que é alguém que tem um carisma extraordinário e que, mesmo saindo de uma eleição, com todas as dificuldades que existem, com os comprometimentos, consegue se destacar. Na verdade, vejo que a grande dificuldade, os problemas que o referido prefeito está enfrentando agora é justamente a história de uma campanha, do evento da campanha com a administração pública, que justamente terá que passar por uma grande lavagem, por uma grande reflexão de toda sociedade brasileira, temos que ter, de fato, grandes administradores públicos para termos o dinheiro público bem aplicado. Teremos que fazer uma reflexão já no momento da eleição.
Parabéns a v.exa. por levantar esse tema.
O SR. DEPUTADO DR. VICENTE CAROPRESO - Muito obrigado, deputado Serafim Venzon.
Cumprimentando também o prefeito Napoleão Bernardes que, depois de uma conversa importante que tivemos, na última quinta-feira, começou uma campanha antecipada contra a dengue. Vemos aí municípios que quase perderam o controle, mas ele se antecipou e pediu para as pessoas realmente se envolverem.
Mas queria complementar, sr. presidente, falando sobre as dificuldades que a Fundação Catarinense de Educação Especial está passando, como chuva entrando, trabalho parado. O início do ano letivo aí se avizinhando e, realmente, as fotografias que nos foram passadas são de teto caído, madeira apodrecida. Então, pediríamos realmente um atendimento especial do secretário de Educação para essa instituição.
Eu lembro que quando foi fundada a Apae de Blumenau todo o material humano técnico e todo planejamento foi feito na formação de todas as Apaes de santa Catarina via Fundação Catarinense de Educação Especial, sob o comando sempre do meu ex-professor, sr. José Álvaro de Oliveira, que sempre foi o comandante, a pessoa que levava com o coração aquela instituição.
Então, está aqui a minha lembrança e pedimos às autoridades da área que tomem as devidas providências.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)