Pronunciamento

Dr Vicente - 010ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 26/02/2015
A Sra. Deputada Ana Paula Lima - V.Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO DR. VICENTE CAROPRESO - Pois não!
A Sra. Deputada Ana Paula Lima - Muito obrigada, deputado Dr. Vicente Caropreso, v.exa. que tem a honra de participar da comissão de Saúde e já teremos a nossa primeira reunião marcada para os próximos dias e temos o diagnostico da questão da saúde no estado de Santa Catarina bem representada, bem feito pelo ex-deputado Volnei Morastoni, que foi presidente daquela comissão, sendo que ele fez várias audiências públicas em todo o estado, portanto, temos esse diagnóstico e outras demandas que estão sob a nossa responsabilidade para debatermos na comissão de Saúde desta Casa.
Mas quero aqui reafirmar que foi tirado a CPMF, que era um dinheiro da saúde, mas temos que rever a tabela do SUS. Também temos que estar atentos a essas demandas no estado de Santa Catarina. Nós temos uma reunião na próxima segunda-feira, em Blumenau, com o secretário de estado da Saúde, onde os prefeitos estarão reunidos, porque estão atrasados os repasses da secretaria de estado da Saúde às prefeituras, principalmente aos mutirões de cirurgias, que foram feitas e não foram pagas há seis meses.
Nós temos na nossa comissão dois ex-secretários de Saúde: o deputado Fernando Coruja e também o deputado Dalmo Claro, que vão dar essa contribuição tão necessária para tentarmos solucionar esse problema no nosso estado.
Acho, sim, que temos que rever alguns posicionamentos, estarmos atentos também às denúncias que estão acontecendo. Por exemplo, à máfia de órteses e próteses, que foi escândalo nacional, inclusive de hospitais, no nosso estado. Então, são a questões dessa natureza que esta Casa, que esta comissão, está atenta, porque nos recursos da saúde há muitos desvios. O senhor sabe disso! Deputado, viemos acompanhando isso sistematicamente.
E a outra questão é que o SUS é um programa que defendemos, tenho certeza que o senhor também, somos da época de 1986, quando estavam implementando o SUS no nosso Brasil, ele é um programa que tem sido copiado por outros países do nosso planeta porque tem dado as condições de a população ser atendida com cirurgias, consultas, atendimento necessário, mas temos que ver a gestão do nosso programa. Há desvios, sim, infelizmente. Tem que ter zelo pelo dinheiro público.
Outra questão é a dos planos de saúde também estão com problemas. Há determinados planos de Saúde cuja demora para remarcar uma consulta é maior do que pelo SUS, deputado Dr. Vicente Caropreso.
Então, teremos um grande trabalho pela frente, e a população catarinense tem defendido e apoiado, sim, essa causa tão importante. Fico muito feliz de o senhor estar vice-presidente dessa comissão, porque vai contribuir muito no debate.
O SR. DEPUTADO DR. VICENTE CAROPRESO - Muito obrigado, deputada Ana Paula Lima.
Mas estamos aqui cada vez mais preocupados com essa finança dos hospitais e, também, com o tipo de administração que leva principalmente a medicina de média complexidade, que é o calo dos gestores municipais, em relação, por exemplo, às consultas especializadas. Há procedimentos não tão complexos, mas acima de tudo, que dizem respeito às grandes filas. Por isso, defenderei um debate de alto nível para que possamos rever e conhecer profundamente a saúde regionalizada, as policlínicas multifuncionais de saúde que foram implementadas no estado de Minas Gerais, no governo de Aécio Neves. Realmente, uma verdadeira administração a parte, trazendo uma rapidez, agilidade nos procedimentos, um novo posicionamento. Inclusive, o Ministério Público Estadual de Minas Gerais permitiu a gestão também de profissionais liberais na prestação de serviços sem serem contratados diretamente.
Então, defendo um amplo debate sobre o assunto para que possamos avançar no setor da saúde e trazer um pouquinho mais de tranquilidade a prefeitos através da gestão, mas acima de tudo, ao cidadão com maior agilidade nos procedimentos médicos.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)