Pronunciamento

Dr Vicente - 057ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 26/06/2019
DEPUTADO DOUTOR VICENTE CAROPRESO (Orador) - Elogia o posicionamento do governador Carlos Moisés e do secretário da Saúde, Helton Zeferino, premiando os hospitais filantrópicos que atendem 70% do SUS em Santa Catarina, assim como enaltece a atuação do deputado José Milton Scheffer que, ao longo do tempo, atuou junto às referidas entidades.
Como presidente da comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, traz à tribuna um tema extremamente importante para o Brasil, que é o Turismo Acessível, posicionando-se defensor dessa categoria, estimada em 45 milhões de pessoas no Brasil e de um bilhão de indivíduos no mundo, com algum tipo de deformidade que merecem atenção, principalmente em relação a políticas públicas, atendendo os requesitos legais que facilitam a acessibilidade de turistas brasileiros e de outros países.
Comenta que em algumas nações há exemplo de acessibilidade no turismo, conforme legislação do pleito, e reforça que tal amparo favorece o deslocamento de pessoas entre os países, aumentando a arrecadação. Ressalta ainda que tais turistas possuem alto poder aquisitivo e hábito de viajar. Diante de tal realidade, afirma que o Brasil e o estado catarinense necessitam urgentemente oferecer turismo acessível, aliado ao profissionalismo, considerando uma atitude louvável para o avanço do segmento.
Por fim, divulga a proposta de um seminário sobre Turismo Acessível, à disposição dos interessados, e acrescenta que no dia subsequente visitará o Ministério Público para conhecer a pessoa à frente do Projeto SC Acessível, que juntamente com a Alesc impulsionem o projeto de acessibilidade no estado de Santa Catarina. [Taquígrafa: Elzamar]