Pronunciamento

Dr Vicente - 008ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 21/02/2019
DEPUTADO DOUTOR VICENTE CAROPRESO (Orador) - Elogia o esforço do presidente da República em mexer nesse grande desafio chamado Previdência Social. Foi dado o primeiro passo agora está a cargo do Congresso Nacional se pronunciar.
Ressalta a previsão feita, anos atrás, de um rombo considerável nas finanças do Brasil que foi, a cada ano, se tornando cada vez maior, tumultuando as contas públicas que emperra o desenvolvimento. Coloca a redução de privilégios que deve acontecer em cada estado da federação.
Menciona o momento em que o secretário da Fazenda veio à Alesc e, disse que tem dificuldades para honrar a folha de pagamento. E que tem que ser realizada uma peneirada em todos os setores, independentemente de função pública, para melhorar as contas públicas.
Cita a região de Jaraguá do Sul que é dominada pela indústria e que vem sofrendo uma dificuldade muito grande de infraestrutura nas rodovias, principalmente da SC-108, que estão deterioradas.
Relata que, no ano passado, houve uma coleta de sobras de valores de todas as ADRs e SDRs que eram para fazer tapa-buracos e tiraram isso tudo para fazer caixa. E que assim muitas situações foram criadas nas rodovias causando prejuízos aos contribuintes.
Menciona a demora da obra do Centro de Eventos, na BR-101, depois de Balneário Camboriú, que será importante para o turismo, pois poderá receber cerca de 20 mil pessoas. E que irá desenvolver economicamente a região, pois boa parte dos impostos que mantém o estado vem da indústria turística.
Salienta que o mais importante agora é saber quando será aberta a licitação para a concessão do Centro de Eventos à iniciativa privada, e qual o custo mensal previsto para sua manutenção. E se há um estudo técnico do impacto financeiro positivo para as cidades regionais?

Deputado Ivan Naatz (Aparteante) - Afirma que o Centro de Convenções de Balneário é importante, irá enriquecer a cidade de Blumenau, de Camboriú até Brusque, Itapema e toda aquela região. [Taquígrafa: Eliana]