Pronunciamento

Dr Vicente - 073ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 02/09/2015
O Sr. Deputado Jean Leutprecht - V.Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO DR. VICENTE CAROPRESO - Pois não!
O Sr. Deputado Jean Leutprecht - Deputado Dr. Vicente Caropreso, eu gostaria, mais uma vez, de parabenizá-lo por estar levantando este assunto, v.exa. que é um batalhador desta causa, convivemos no mesmo município de Jaraguá do Sul e sabemos da realidade do Corpo de Bombeiros Voluntários e o grande trabalho que faz, principalmente no caso de Jaraguá do Sul e Joinville, onde temos uma vivência mais próxima.
E como v.exa. colocou, hoje, se fizermos uma pesquisa no município de Jaraguá do Sul, qual a instituição mais bem avaliada, certamente nós teremos ali o Corpo de Bombeiros Voluntários. Sabemos da legalidade de questão do Bombeiro Militar, mas não podemos abrir mão desse serviço, dessa grande atividade do Bombeiro Voluntário da nossa região.
Então, estou junto nesta luta, tenho certeza de que esta Casa já demonstrou estar apoiando esta causa do bombeiro voluntário, e vamos até o final nesta questão, porque é fundamental para a continuidade desse bom serviço, tanto da fiscalização, do socorro, da questão dos incêndios, na nossa região.
Parabéns mais uma vez por levantar esse assunto, e estamos juntos nesta briga.
O SR. DEPUTADO DR. VICENTE CAROPRESO - Muito obrigado deputado Jean Leutprecht, que vem cumprindo com excelência a possibilidade de estar aqui entre nós, divulgando as suas ideias, trabalhando, contribuindo com o nosso estado, e é extramente importante uma contribuição como essa, dentro do discurso, porque é alguma coisa que nos toca no dia a dia.
E aqui eu já vou misturar as duas coisas, meu caro amigo Jean, sr. presidente. Há poucos dias fui acometido de um mal súbito, uma insuficiência coronariana. Quem me socorreu? O Samu.
O Samu que em boa parte do estado vai também, por vontade do atual secretário de Saúde, ser repassado para os Corpos de Bombeiros Voluntários. Ele tem interesse para que as corporações que já existem nas várias cidades também possam fazer parte desse sistema todo, de rescaldo das pessoas com dificuldades agudas e também para que se faça uma justiça, e acima de tudo, uma melhora de qualidade.
Agora, o que está sendo discutido, e hoje foi colocado muito bem pelo deputado Dalmo Claro, que foi o secretário estadual de Saúde, que instituiu, via uma ONG, Organização Social, o controle e o gerenciamento desse serviço do Samu.
O que tem que ficar bem claro para a população é o seguinte, não interessa da onde vem o Samu, se é diretamente do governo estadual, com concurso, ou se o Samu é via uma Organização Social, o que importa é que as pessoas que lá trabalhem cumpram com as suas funções.
Que atendam dentro do menor tempo possível as vítimas e que, sobretudo atendam bem e que sejam treinadas. Toda a equipe, não apenas os médicos, mais todos os enfermeiros, os socorristas para que a população esteja bem protegida.
Então, essa decisão do governo estadual, através do sr. João Paulo Klenübing, nos deixa preocupados, porque as oito centrais serão transformadas em apenas uma central. Tudo centralizado, com o objetivo de reduzir custos e fazer com reduzam-se os gastos com saúde, já escassos no estado e nos municípios.
Rogamos a Deus para que essa decisão que partiu unilateralmente do governo do estado, através do secretário de Saúde, realmente dê certo. Por quê? Porque quanto mais nos afastamos das regiões, onde são atendidas as pessoas, mais dificuldades terão com as pessoas que vão fazer esse rescaldo, pelo desconhecimento da geografia pelas pessoas que trabalham em determinados prontos socorros, que ficarão muito mais próximas da equipe que está nessas oito centrais. Então, tomara que essa vontade e essa decisão política de centralização aqui em Florianópolis do Samu possam ocorrer sem traumas para a população mantendo o alto nível de atendimento do Samu.
Finalizando, quero agradecer penhoradamente pelo pronto atendimento que eu tive por parte do Samu. Parabéns aos profissionais e parabéns a todos os envolvidos nesta grande família Samu e que essa decisão do secretário seja acertada. Mas estaremos aqui cobrando, caso algum problema ocorra.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)