Pronunciamento

Dr Vicente - 063ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 10/07/2019
DEPUTADO DOUTOR VICENTE CAROPRESO (Orador) - Inicia saudando os alunos vereadores mirins da cidade de Indaial, que estão prestigiando a sessão.
Lamenta com tristeza a terceira morte causada pela Gripe A/HlN1, em Jaraguá do Sul, cidade em que mora, e foram pessoas da mesma família. Informa que segundo boletim da DIVE - Diretoria de Vigilância Epidemiológica, foram divulgadas 19 mortes por gripe A e B no presente ano em Santa Catarina, e que 199 pessoas contraíram a doença no estado, com pacientes em várias regiões. Comenta que a queda nos índices de cobertura de vacinas preocupa as autoridades de saúde do Brasil desde 2016, pois tem provocado retorno de doenças já erradicadas ou controladas no país, como o Sarampo, citando que devido à migração de milhares de venezuelanos para cá, que estavam sem cobertura vacinal, trouxeram o vírus que está circulando e piorando a saúde pública no país. Alerta também sobre os perigos da Internet com notícias falsas e Fake News sobre vacinação, por conta de informações errôneas, os pais estão deixando de vacinar seus filhos e criando inclusive movimentos antivacina, algumas mensagens dizem até que a vacina tríplice viral estaria provocando casos de Autismo.
Concluí, mencionando que o Brasil perdeu o selo de país livre do Sarampo, após registro do retorno de vários casos da doença. Afirma que optar por não vacinar as crianças ou no caso os adultos de não fazer a vacina, traz risco não só para quem não a fez, mas para toda a população. [Taquígrafa: Ana Maria]