Pronunciamento

Dirce Heiderscheidt - 061ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 06/07/2017
DEPUTADA DIRCE HEIDERSCHEIDT (Oradora) - Fala sobre a Semana Mundial do Aleitamento Materno, que acontecerá no período de 01 a 07 de agosto, comentando que a Unicef Brasil divulgou que, segundo estudos, o aleitamento materno exclusivo, até o sexto mês de vida, pode evitar anualmente, a morte de mais de 1,3 milhões de crianças menores de cinco anos, nos países em desenvolvimento, como o caso do Brasil. Também menciona o Projeto de Lei n. 0301/2015, de sua autoria, que instituiu o Agosto Dourado, em prol ao aleitamento materno, e convida a todos para participar do 2º Congresso Catarinense de Aleitamento Materno, nos dias 28 e 29 de agosto, na Assembleia Legislativa.
Destaca a importância da amamentação, salientando que os bebês que são amamentados ficam menos doentes e são mais bem nutridos do que aqueles que ingerem qualquer outro tipo de alimentação. Ressalta, ainda, o valor da orientação às mães, pelos profissionais da Saúde, no sentido de esclarecer que, até os seis meses de vida, não é necessário dar chá, sucos, outros leites e nem mesmo água. Afirma que o leite materno é o único alimento capaz de suprir todas as necessidades do bebê, e que o ato de amamentar é também um gesto de amor.
Registra, ainda, a audiência solicitada ao presidente do Iprev, Roberto Teixeira Faustino da Silva, a quem agradece o pronto atendimento ao pleito da população de Palhoça, no sentido da abertura de um posto naquela localidade, melhorando assim o atendimento aos pensionistas. [Taquígrafa: Sara]