Pronunciamento

DELEGADO EGIDIO - 073ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 16/08/2023
DEPUTADO DELEGADO EGIDIO (Orador) - Faz exibição de slides para se pronunciar ao tema "violência nas escolas", e falar da sua participação, na segunda-feira, no grupo de trabalho do Deputado Federal Jorge Goetten, ocorrido em Brasília, onde foi discutido o citado tema. Destaca o pedido feito aos parlamentares, novamente, pela mãe de Bernardo, criança morta na creche, em Blumenau: "Não deixem que as drogas sejam liberadas". Em tempo, comenta que a mãe do criminoso confessou, no seu depoimento, que o filho ficou irreconhecível após se tornar usuário de drogas, sendo que ele estava sob efeito das drogas quando cometeu o crime, conforme a comprovação de exames realizados.
Demonstra sua indignação sobre a questão da retomada de julgamento, nesta semana, pelo Supremo Tribunal Federal (STF) para discutir a descriminalização da maconha para uso pessoal. Comenta que o discurso do ministro do STF não convence, pois no Brasil usuário não vai preso, a lei não permite, não há punição. Relata que como Delegado de Polícia prendeu três vezes o mesmo traficante, e em uma dessas prisões o criminoso foi condenado a mais de 30 anos de prisão, sendo que na época foi considerada a maior pena imposta a um traficante em Santa Catarina, mas ficou preso menos de cinco anos. Assim, indaga o seguinte: "Quem está protegendo as nossas famílias? Quem está cuidando das nossas crianças? Quantos ainda precisarão morrer, vítimas de homicídios dentro das escolas ou no trânsito?"
Deputado Sargento Lima (Aparteante) - Corrobora o pronunciamento do Deputado. Diz que o Brasil é rota do tráfico para o mundo de cocaína. E pergunta quem lucra com o narcotráfico na América do Sul.
Deputado Jair Miotto (Aparteante) - Faz coro à fala do Deputado, e também faz o apelo para que o STF suspenda o julgamento a respeito da descriminalização da maconha.
Deputado Lunelli (Aparteante) - Demonstra seu apoio ao discurso do Deputado, e diz que traficante de drogas deveria ter pena de morte como acontece em Singapura e na Tailândia. [Taquígrafa: Sílvia]