Pronunciamento

DELEGADO EGIDIO - 021ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 29/03/2023
DEPUTADO DELEGADO EGIDIO (Orador) - Boa tarde, Presidente, colegas e pessoas que nos acompanham.
(O Deputado passa a ler o seu discurso.)
"Tenho imenso orgulho em pertencer ao quadro da Polícia Civil de Santa Catarina. Até poucos anos atrás éramos referência de excelência para o país e hoje somos exemplo internacional. Esse feito é reflexo do comprometimento e capacidade técnica de seus integrantes, que se empenham arduamente na resolução dos mais complexos crimes, empregando técnicas avançadas de investigação em sua atuação. Nas palavras do Delegado Geral, Doutor Ulisses Gabriel, o propósito da corporação é ser a melhor Polícia investigativa do mundo. Linha dura contra o crime.
Entretanto, não só de elogios vive o policial, que recebe doze reais por dia trabalhado como vale-alimentação. Policial civil não come final de semana nem em feriado? E essas são práticas que não refletem apenas no pagamento de um vale-refeição digno, mas também na aplicação de recursos que capacitam a corporação em técnicas investigativas que garantem o sossego que o catarinense merece no aconchego de seu lar e no trabalho. De nada adianta, também, aumentar o poder de enfrentamento das polícias contra criminosos se, para dar apoio a uma operação policial de alto risco em outra região do Estado, o policial recebe R$ 110 de diária para sua hospedagem e alimentação.
Um bom exemplo do trabalho exemplar realizado pelos profissionais da Polícia Civil de nosso Estado foi a desarticulação da organização criminosa do PCC que planejava sequestrar e matar o Senador da República Sérgio Moro, sua família e outras autoridades. Ainda que o trabalho tenha sido realizado pela Polícia Federal, foi através de uma ferramenta tecnológica desenvolvida há 5 anos por um policial civil de Blumenau, Marcos Peron, que os criminosos foram localizados. Essa ferramenta, disponibilizada gratuitamente para policiais de todo o país, teve mais de 50 mil acessos no último ano, gerando êxito na resolução de crimes e entregando resultados positivos à sociedade.
Isso significa que, sem contar o combate à criminalidade, investir em tecnologias de investigação, formar e qualificar equipes também gera lucro aos cofres públicos. Afirmo isso porque na quarta-feira passada nossa Diretoria Estadual de Investigações Criminais - DEIC, realizou uma grande operação contra roubos de cargas e lavagem de dinheiro. Além da prisão de diversos criminosos, os policiais também conseguiram recuperar veículos de luxo, diversos imóveis e até mesmo uma aeronave. E os valores dos bens apreendidos em crimes dessa natureza são revertidos ao Tesouro do Estado.
(O Deputado solicita à assessoria a apresentação de fotos sobre a apreensão policial.)
Dito isso, senhoras deputadas e senhores deputados, se hoje temos a melhor Polícia Civil do Brasil com todas essas dificuldades, imaginem se tivéssemos mais efetivo, capacitação constante, valorização dos policiais e segurança jurídica em relação à previdência com dignidade no momento de sua aposentadoria, tendo o mesmo tratamento ofertado às outras forças policiais."
Obrigado! [Taquígrafa: Rubia]