Pronunciamento

DELEGADO EGIDIO - 090ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 27/09/2023
DEPUTADO DELEGADO EGIDIO (Orador) - Solicita à assessoria que apresente um vídeo para dar início ao seu pronunciamento.
Diz que normalmente fala sobre a importância de destinar recursos e investimentos à sociedade, em todas as áreas. E, hoje, o tema é o combate à corrupção realizado pela Polícia Civil de Santa Catarina. Informa que, através de investigações coordenadas pela DEIC e suas delegacias de combate à corrupção, a polícia conseguiu identificar que, somente em 2023, essas delegacias deflagraram pelo menos 14 operações policiais em todo o Estado. Foram mais de 15 prisões, 117 mandados de busca e apreensão cumpridos, além de diversas medidas cautelares, patrimoniais e pessoais, que somados, todos esses casos representam, pelo menos, aproximadamente cinco milhões de reais que deixaram de ser investidos na saúde, educação, segurança pública, em projetos sociais, no desenvolvimento econômico e na infraestrutura.
Ressalta que a corrupção é uma praga que assola o país, prejudica cidadãos e acaba com a confiança nas instituições democráticas, e que não se trata apenas de números ou estatísticas, mas de vidas humanas e sonhos interrompidos, oportunidades negadas. Registra que, enquanto milhões de reais faltam nos cofres públicos, hospitais, delegacias, escolas ficam sem investimentos suficientes para promover o básico que os catarinenses precisam.
Enaltece o trabalho dos profissionais da polícia, que continuam trabalhando para resolver os casos de corrupção. Deixa o seu reconhecimento a todos os policiais civis do Estado que trabalham especificamente nas delegacias de combate à corrupção, e também ao Governador do Estado e à Delegacia Geral da Polícia Civil, que não tem medido esforços para dar melhores condições de trabalho a estes profissionais.
Destaca que a Casa, os colegas Deputados e Deputadas têm feito o seu dever, ao anunciar que também destinou emendas à Polícia Civil para que possa investigar diversos crimes, mas especialmente os de corrupção.
Relata que ontem, por sua iniciativa e do Deputado Maurício Eskudlark, foram homenageados diversos policias que receberam uma Moção de Aplauso pela atuação firme no caso do sequestro da menina de nove anos no município de Criciúma. Agradece aos deputados que votaram por unanimidade estas moções.
Compromete-se em buscar resgatar a dignidade dos policiais civis que, no ano de 2021, perderam a integralidade e a paridade na reforma da Previdência. Neste sentido, pede o apoio dos colegas, junto ao Governo do Estado, para restabelecer a dignidade destes valorosos profissionais. [Taquígrafa: Sara]