Pronunciamento

DELEGADO EGIDIO - 006ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 16/02/2023
DEPUTADO DELEGADO EGIDIO (Orador) - (Passa a ler) - "Senhoras deputadas e senhores deputados, bom-dia!
Santa Catarina é um Estado privilegiado, pois as taxas de criminalidade ficam abaixo dos índices nacionais. Mas, ainda assim, precisamos de muito mais. Na contramão do panorama geral, os crimes de maus-tratos aos animais, fraudes e golpes praticados por meios eletrônicos e os de violência doméstica, seguem apresentando números alarmantes. Desde o início da pandemia, mais de 12 mil casos de maus-tratos contra os animais foram registrados. Somente em 2022, os casos de feminicídio cresceram 55% (mulheres estão morrendo simplesmente porque seus companheiros não aceitariam o fim do relacionamento). A taxa de criminalidade como um todo diminuiu, mas ela não sumiu. Na verdade o crime só mudou de ambiente, ficou mais organizado. O criminoso migrou para outros delitos, ele não desistiu de cometer crimes. E é contra isso que travamos nossa luta aqui, neste Parlamento. Precisamos de investimento massivo em inteligência, proporcionar recursos para aumentar a efetividade das investigações, dar robustez às condenações. Já temos uma das melhores taxas de resolução de homicídios do Brasil. Mas ainda é preciso criar as condições necessárias para que nossas polícias possam atacar as organizações criminosas, combater o tráfico de drogas, de armas, à violência doméstica, à corrupção, e todos os outros crimes que impedem os catarinenses de viver a vida tranquila e segura que merecem. Eu sempre digo: 'Bandido bom é bandido preso por muito tempo'. O que adianta condenações a penas altas se o tempo na cadeia é pequeno com tantas regalias existentes. Como imaginar um país em que um condenado em segunda instância não cumpre sua pena imediatamente?
Nos próximos quatro anos, nosso compromisso é com a melhoria das políticas públicas, reduzir o número de animais nas ruas, apoiar a estruturação das forças de segurança com foco na eficiência do seu trabalho. Queremos cadeia para maus-tratos. Lutar contra a impunidade e fazer de Santa Catarina um Estado mais seguro para as pessoas e os animais. E já iniciamos esse trabalho.
Nos primeiros dias de mandato eu protocolei um pedido para que a Região da Grande Florianópolis, neste primeiro momento, conte com uma delegacia da Polícia Civil especializada no combate aos maus-tratos. E fui atendido pelo Delegado Geral, Doutor Ulisses Gabriel. Este núcleo especializado contará com uma delegada de polícia e equipe com dedicação integral e será responsável por concentrar e dar andamento aos atendimentos de todo o Estado, proporcionando mais rapidez na resolução dos casos para que nenhuma denúncia de maus-tratos em Santa Catarina fique sem resposta. Mais do que ajudar, queremos ser a voz da população para que o poder público cumpra suas obrigações. Criar ações que rompam o ciclo de violência, levando em consideração as demandas das mais de 34 mil pessoas que confiaram no meu trabalho e nas bandeiras que carrego. Serei fiel aos meus valores e princípios. Muito obrigado!" [Taquígrafa: Rubia]