Pronunciamento

Darci de Matos - 110ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 07/11/2012
O SR. DEPUTADO DARCI DE MATOS - Sr. presidente, srs. deputados, sras. deputadas, telespectadores da TVAL, ouvintes da Rádio Alesc Digital.
Eu pretendo falar, rapidamente, a respeito de dois programas do governo federal, deputados Padre Pedro Baldissera e Neodi Saretta, que reputo de fundamental importância para a preparação do nosso país para o futuro, a fim de que possamos ter perspectivas de, efetivamente, até 2020, sermos a quinta potência econômica mundial e, quem sabe, a médio prazo, uma das maiores potências mundiais.
O primeiro programa, deputado Nilson Gonçalves, é o Mais Educação, da presidente Dilma Rousseff. Esse programa contempla uma ação que certamente todos nós, parlamentares, defendemos: a implantação da escola em tempo integral no Brasil.
Estive, no ano passado na Espanha; visitei muitos países desenvolvidos e todos eles, sem exceção, têm, deputado Nilson Gonçalves, escola em tempo integral. As crianças ficam o dia todo na escola cumprindo uma grade curricular, fazendo atividades extracurriculares tais como idiomas, esportes, reforço escolar e assim por diante.
Não há outro caminho a não ser o caminho, deputado Dado Cherem, da escola em tempo integral, caso contrário as crianças ficam um período na escola bem alimentadas, bem instruídas, bem educados, mas no contraturno ficam na rua sujeitas às drogas, à prostituição, ao mau caminho.
O Mais Educação, da presidente Dilma Rousseff, que já está sendo implementado em todo o Brasil, tem recursos, deputado Neodi Saretta, para iniciar esse projeto de fundamental importância para a educação e para o país nas regiões de baixo IDH, nas regiões e bairros mais carentes. A implantação da escola em tempo integral será em parceria com o governo federal, com o governo do estado, mas, sobretudo, com os municípios e representará a grande revolução na educação em nosso país.
O segundo programa, sr. presidente, também do governo federal, é o Ciência sem Fronteira, deputado Jorge Teixeira, e a revista Veja fez uma matéria sobre ele.
Nós sabemos que os países desenvolvidos, todos, sem exceção, como, por exemplo, a Coreia do Sul, que nas últimas décadas vivenciou uma verdadeira revolução nos seus índices de desenvolvimento, de qualidade de vida, passaram por investimentos pesados na educação, na inovação, na pesquisa e no campo tecnológico.
Assim, a presidente Dilma Rousseff lançou o programa Ciência sem Fronteira, num investimento de R$ 2 bilhões do governo federal, numa parceria com a iniciativa privada, para mandar, em quatro anos, 100 mil estudantes para atuar na área da pesquisa, da ciência e da tecnologia em países desenvolvidos que dominam há muitos anos a biotecnologia, a química fina, a robótica, o mundo da informática, como, por exemplo, a China, a Coreia do Sul, a Inglaterra, os Estados Unidos e o Canadá.
Esse programa, deputado Nilson Gonçalves, é revolucionário, porque a China, da década de 70 até hoje, mandou para o exterior dois milhões de estudantes, que buscaram conhecimento nos países desenvolvidos e ao retornarem para seu país incrementaram o setor de tecnologia para o desenvolvimento. Não é por nada que hoje a China se constitui numa das grandes potências econômicas do mundo.
Portanto, eu não poderia deixar, deputado Dado Cherem, de afirmar com convicção que os programas Mais Educação e Ciência sem Fronteira significam uma luz no fim do túnel, que não é o trem que está vindo para cima de nós, mas uma perspectiva de crescimento concreta, de melhoria dos índices econômicos, sociais, de segurança pública, de IDH em todo país, sobretudo nas regiões mais carentes de nosso estado e do Brasil.
O Sr. Deputado Dado Cherem - V.Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO DARCI DE MATOS - v.exa. com muita honra.
O Sr. Deputado Dado Cherem - Deputado Darci de Matos, primeiramente quero parabenizá-lo pelo tema muito oportuno, pois o mundo vive uma grande revolução técnica e social. Os avanços da tecnologia estão fazendo um mundo muito mais transparente, mais rápido e isso passa, com certeza, por investimentos.
Usa-se muito um bordão na vida pública que a saúde é um poço sem fundo, fala-se muito isso, que todo investimento é pequeno. Mas é pequeno porque a medicina se tornou para muitos um comércio muito caro. Então, quando v.exa. fala em biotecnologia, está falando a medicina voltada para a saúde do homem. As grandes multinacionais estão fazendo investimentos maciços na área da imagem, da robótica, e na medicina isso tem um custo muito alto para a sociedade, para o ser humano.
Eu sou entusiasta da biotecnologia, acho que o governo tem que fazer investimentos ou ser parceiro de grandes investidores na área de biotecnologia voltada à saúde da população. A GE, que até pouco tempo era sinônimo de eletrodomésticos, hoje é sinônimo de medicina, de ressonância magnética, de tomografia, enfim, de aparelhos que têm alto custo e dão retorno à empresa. Por isso a necessidade de os governantes acordarem para a biotecnologia, fazerem os investimentos necessários nessa área que v.exa. aborda.
Parabéns, deputado Darci de Matos!
O SR. DEPUTADO DARCI DE MATOS - Muito obrigado, deputado Dado Cherem!
Sem dúvida alguma, esses 100 mil estudantes que vão trabalhar e estudar na área de pesquisa nos países mais desenvolvidos trarão conhecimentos fundamentais na área da saúde, da agricultura, do mundo empresarial, enfim, em todas as áreas que são de fundamental importância para o desenvolvimento econômico sustentável de nosso país.
Sr. presidente, encerro minhas palavras falando da importância da escola de ensino integral e da formação profissional. Recebemos a GM e a BMW e precisamos de mão de obra qualificada, porque a mão de obra qualificada aquece a economia e provoca novos empreendimentos, novos postos de trabalho e, além disso, melhora a remuneração dos nossos trabalhadores.
O Sr. Deputado Jorge Teixeira - V.Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO DARCI DE MATOS - Ouço v.exa., que é representante do alto vale!
O Sr. Deputado Jorge Teixeira - Deputado Darci de Matos, realmente esse tema é relevante. Desde 2005 implantamos, na cidade de Rio do Sul, uma escola em tempo integral que reputo ser o maior projeto de inclusão social que tivemos naquela cidade, porque o homem e a mulher puderam trabalhar enquanto seus filhos estavam sendo alimentados, educados e instruídos em tempo integral, no turno e no contraturno, tornando-se cidadãos cumpridores dos seus deveres sociais e pessoas mais preparadas para o mercado de trabalho.
Realmente, esse projeto do governo federal vem em boa hora para auxiliar os municípios que já iniciaram ou estão-se preparando para implementar a escola em tempo integral, que reputo, assim como v.exa., de relevante importância para o desenvolvimento do nosso país.
Muito obrigado, deputado!
O SR. DEPUTADO DARCI DE MATOS - Muito obrigado, deputado Jorge Teixeira, e muito obrigado, sr. presidente!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)