Pronunciamento

Darci de Matos - 009ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 24/02/2010
O SR. DEPUTADO DARCI DE MATOS - Sr. presidente, telespectadores da TVAL, ouvintes da Rádio Alesc Digital, desejo, no espaço do meu partido, fazer algumas colocações. Em primeiro lugar, quero reforçar o que já foi dito por alguns deputados que me antecederam e fazer um apelo, novamente, deputado Antônio Aguiar, ao governador do estado, Luiz Henrique da Silveira, ao secretário Gavazzoni, competente secretário do meu partido, e às demais autoridades executivas, para que mandem o mais rapidamente possível para esta Casa, deputado Cesar Souza Júnior, o projeto de lei que visa descompactar a tabela salarial, fazendo justiça a mais de 12 mil servidores de Santa Catarina, dedicados, aguerridos, que cumprem as suas tarefas diárias, prestando um serviço de excelência ao povo catarinense.
Sr. presidente, também não poderia deixar de fazer menção à sessão solene em homenagem à tradição, ao Movimento Tradicionalista de Santa Catarina. Temos aqui a presença de Ciro Harger e de outros líderes do movimento.
Quero parabenizar o deputado Derli Rodrigues que propôs esse evento pertinente para homenagear os tradicionalistas.
Deputado Antônio Aguiar, a sua região tem muitos líderes de CTGs, muitos piquetes, muitos eventos gauchescos. E esse movimento tradicionalista não é somente uma realidade no Rio Grande do Sul, no oeste ou no planalto de Santa Catarina, mas tomou o litoral do estado. Na cidade de Joinville temos 14 CTGs e 50 piquetes. Ora, ser gaúcho não significa somente ter nascido no Rio Grande do Sul, ser gaúcho é um estado de espírito.
Portanto, o movimento tradicionalista é um movimento da família, é um movimento de integração da família catarinense, das crianças e dos nossos jovens ao bom caminho. É um movimento, deputado Antônio Aguiar, que através dos grandes rodeios que acontecem, além de promover a confraternização da família, promove o aquecimento da nossa economia e a geração de negócios.
Quero também, sr. presidente, para concluir as minhas palavras, fazer menção ao evento que vamos realizar amanhã, na Câmara de Vereadores de Joinville. E aproveito para convidar os deputados Nilson Gonçalves e Kennedy Nunes, que são daquela cidade, para participarem. Convidei também o famoso pesquisador José De Pontes, de Imbituba, o Zeca Preto, que é um autodidata e faz pesquisas a respeito do combate ao caramujo africano.
Todos já acompanhamos pela imprensa manchetes dando conta de que esse caramujo tem-se constituído numa praga em Santa Catarina. Ele foi trazido na década de 80 para substituir o escargot. O projeto deu errado e hoje o caramujo africano tem criado problemas de saúde pública para o estado, pois transmite meningite e hemorragia intestinal, deputado Jailson Lima, v.exa. que é médico sabe disso.
Portanto, vamos promover amanhã uma reunião técnica com esse pesquisador e com a presença de técnicos da Epagri e da Cidasc.
Nesse sentido, apresentei uma moção a este Plenário, que foi aprovada, solicitando que o governo do estado estabeleça um convênio com o referido pesquisador para que possamos combater essa praga que se tem constituído num grande perigo para muitos agricultores do nosso estado.
Encerro, sr. presidente, as minhas palavras e na presença de dois deputados de Joinville, torcedores fanáticos do JEC, o nosso Joinville Esporte Clube, que com muita dificuldade, mas com muita garra, deputado Antônio Aguiar, empatou com o Avaí, time do coração do deputado Cesar Souza Júnior e de tantos catarinenses, na Arena, com a casa cheia, com uma torcida fiel, aguerrida, que vibra. Com o empate conquistamos, deputados Nilson Gonçalves e Kennedy Nunes, honrosamente, o título de campeões do primeiro turno, o que há muitos anos perseguíamos.
Agora estamos na final do campeonato catarinense e ainda não sabemos quem será o nosso adversário. Mas não escolhemos, que venham com o plantel organizado, deputado Kennedy Nunes, com um bom técnico e com uma diretória forte, deputado Adherbal Deba Cabral.
Quero parabenizar o diretor de esportes, Nereu Martinelli, o presidente Márcio Vogelsanger, toda a diretória e o plantel. E, se Deus quiser, haveremos de conquistar o título de campeões catarinenses, título que já foi nosso por sete vezes consecutivas. Aos poucos o Joinville volta a dar alegria para todos nós e a brilhar no cenário estadual e nacional.
Eu encerro fazendo menção à moção que fiz ao governador Luiz Henrique da Silveira, para que ele possa ajudar-nos, assim como ao prefeito Carlito Merss, de Joinville, para que possamos fazer o terceiro anel da nossa Arena, pois só assim teremos um estádio que irá comportar aproximadamente 30 mil torcedores, sr. presidente.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)