Pronunciamento

CORONEL MOCELLIN - 010ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 27/02/2019
DEPUTADO CORONEL MOCELLIN (Orador) - Fala sobre um trabalho que é desenvolvido pela Segurança Pública, a Operação Veraneio, que iniciou no dia 04 de outubro e este ano vai até o dia 11 de março. Explica que a Operação Veraneio envolve todos os segmentos da Segurança Pública: Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil e IGP.
Discorre sobre o trabalho do Corpo de Bombeiros Militar, onde atuou durante 36 anos, e o segmento que mais é envolvido nesta operação. Informa que, atualmente, nove mil profissionais da Segurança Pública estão engajados na operação e em torno de mil guarda-vidas civis. O modelo de guarda-vidas com a parceria da comunidade está servindo de exemplo para todo país.
Também comenta que ano a ano o número de mortes vem sendo reduzida graças a este modelo, que é o treinamento de pessoas da comunidade, sendo que todos os anos são formados em torno de 500 novos guarda-vidas, um modelo de serviço voluntário que recebe diária, e são estudantes e pescadores que neste período de verão cooperam com o Corpo de Bombeiros Militar, com resultados muito positivos. Salienta que a importância do trabalho deve-se a prevenção, que tem reduzido ano a ano o número de salvamentos através da orientação.
Dentre os projetos desenvolvidos, destaca o Praias Acessíveis, que prioriza atendimento para pessoas com deficiência, em torno de 1.328 pessoas tiveram o privilégio de usufruir desta experiência. Outro, ainda, o Projeto Golfinho, dirigido a crianças e visando prevenção. Em média, seis mil crianças participam por ano, e tem a intenção de informar sobre os cuidados com o mar.
Esclarece que este trabalho com as crianças é uma conscientização sobre os riscos associados ao banho de mar, além de noções de cidadania e o cuidado com o meio ambiente, acreditando que as 6.225 crianças que participaram do projeto são sementes de atitudes positivas, estendendo-se aos familiares e por toda a vida.
Ainda, fala sobre a atuação do Corpo de Bombeiros Militar catarinense na operação de Brumadinho, onde atuaram mais de 40 profissionais, com a participação de cães de resgate. Informa que Santa Catarina tem sido referência no treinamento de cães de resgate. Relata que um cão conseguiu identificar seis vítimas que foram resgatadas, e indicar a possibilidade de mais três que estejam soterradas.
Ressalta a importância desse trabalho com cães, que ano a ano vem se intensificando, encontrando pessoas perdidas na mata, idosos, portadores de Alzheimer e deficientes mentais. Parabeniza o Corpo de Bombeiros Militar e a Segurança Pública por esse trabalho que vêm fazendo, tanto em Brumadinho, como a Operação Veraneio, que é referência no país e na América do Sul. [Taquígrafa: Sara]