Pronunciamento

CORONEL MOCELLIN - 112ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 08/12/2021
DEPUTADO CORONEL MOCELLIN (Orador) - Usa a tribuna com o objetivo de esclarecer, trazendo a verdade para que sejam desconsideradas certas falácias propaladas, que tentam implantar discórdia e desinformações sobre os Militares Estaduais.
Diz que já comentou diversas vezes na tribuna sobre sua a sua vida, ratificando que veio de família simples, a exemplo de grande parte dos Militares Estaduais, sejam eles oficiais ou praças. Conta, ainda, que desde cedo eles deixaram as suas famílias em prol de defender a sociedade, mesmo com o risco da própria vida.
Conta que esteve 36 anos na ativa das instituições militares, como Praça na PM, e depois de um concurso público galgou o cargo de Oficial da PM e, posteriormente, no Corpo de Bombeiros Militares de Santa Catarina. Ressalta, ainda, que sempre realizando cursos, treinamentos e aperfeiçoamentos para bem desempenhar as diversas funções, com muito trabalho e dedicação exclusiva durante a carreira.
Reforça que a dedicação é a linha comum de todos que abraçam essa profissão, ou seja, esse mister traz uma carga pesada, além de concentrar grande perda de profissionais em serviço no mundo, principalmente no Brasil, e complementa dizendo que a atividade de Bombeiro e Policial Militar, em Santa Catarina, está relacionada entre as 10 profissões mais estressantes do País.
Afirma que tais profissionais não estão abandonados à própria sorte, pois existem programas institucionais, inclusive, o Programa de Prevenção ao Suicídio, que está sendo aplicado pela Diretoria Saúde e Promoção Social da Polícia Militar que atende todos Militares Estaduais.
Destaca que, atualmente, Santa Catarina ostenta o título de melhor Segurança Pública do Brasil em vários quesitos, conquistado com o esforço de vários dos seus integrantes da Segurança Pública, que percebendo a necessidade de melhorar os processos, conseguiram inserir todas as formas de atendimento e melhoria desses processos, inclusive, recebendo prêmios nacionais e internacionais de boa gestão.
Alerta que este momento exige reflexão sobre o quanto é maligno o discurso de ódio aplicado sobre pessoas através de suas profissões ou instituições. Argumenta que os militares estaduais, especificamente os oficiais, e principalmente o posto de coronel vem sendo constantemente vilipendiado por discursos inconsequentes, desconsiderando a trajetória da carreira. Adverte sobre a necessidade de filtrar esses lançamentos raivosos e aproveitadores, que ao final tentam colher proveito pessoais sobre a discórdia, ou seja, ato maléfico que merece indignação e repúdio. [Taquígrafa: Elzamar]