Pronunciamento

CORONEL MOCELLIN - 096ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 26/11/2020
DEPUTADO CORONEL MOCELLIN (Orador) - Aproveita o momento para alertar a população sobre o aumento e evolução da Covid-19 no Estado. Pede aos hospitais filantrópicos que ativem os leitos de UTI, registrando que, em data anterior, conversou com o Secretário da Saúde André Motta Ribeiro, que o informou que já pediu a reativação de 212 leitos que os hospitais desativaram. Afirma que, se continuar a aceleração de contaminados no Estado, vai ser iminente o colapso no sistema de Saúde.
Cita que, até a data anterior, já somam 337 mil casos, sendo 25 mil ativos e 3.561 mil óbitos, com uma taxa de mortalidade em torno de 1,06%, a menor do Brasil, mas isso não quer dizer que podemos deixar de nos cuidar. Destaca a necessidade da população catarinense adotar com força os cuidados básicos de prevenção ao vírus, acrescentando que a mesma não está levando a sério a pandemia. Explica que o comércio não pode ser prejudicado, pois as pessoas que vivem de renda em uma empresa, as indústrias, serão todos penalizados.
Conclui, complementando que não é só responsabilidade do Governo e da Secretaria da Saúde, todos os hospitais precisam ajudar reativando os leitos de UTI para combater a doença.
Deputada Ada De Luca (Aparteante) - Parabeniza o Deputado, dizendo que são importantes os pronunciamentos de todos os Deputados sobre o coronavírus e, mais uma vez repete, que está faltando planejamento, atitude, é preciso ações mais rígidas para o combate da doença. [Taquígrafa: Ana Maria]