Pronunciamento

Cesar Valduga - 119ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 12/12/2018
DEPUTADO CESAR VALDUGA (Orador) - Fala da sua atuação frente a diversas comissões da Casa, como a de Agricultura, Saúde, Legislação Participativa, Trabalho, Turismo, destacando seu trabalho na área da Saúde, principalmente na Frente Parlamentar pela Reforma Psiquiátrica e Antimanicomial no estado. Explica que tal reforma visa os manicômios e tratamentos na área da saúde mental, no sentido de aperfeiçoá-los.
Registra que em Chapecó foram feitos muitos debates sobre o assunto, em parceria com a Universidade da Fronteira Sul que, através de uma equipe multidisciplinar, realiza um grande trabalho. Também considera a necessidade de mais investimento do estado, através da Secretaria de Saúde para que, em parceria com as instituições hospitalares, Ministério da Educação e Ministério da Saúde, este atendimento especializado possa ser oferecido, minimizando o sofrimento das pessoas que dele necessitam, bem como a angústia das suas famílias.
Explica a importância da descentralização dos recursos, tanto do Ministério da Saúde como do Ministério da Educação, em parceria com os hospitais, para facilitar a vinda desse aporte financeiro para o estado, pois algumas regiões já ameaçam fechar instituições que são imprescindíveis para o atendimento destas pessoas. [Taquígrafa: Sara]