Pronunciamento

Cesar Valduga - 086ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 04/11/2020
DEPUTADO CESAR VALDUGA (Orador) - Traz à tribuna assunto relacionado a sua cidade, Chapecó, que está vivendo uma grande crise, com muitas dificuldades em relação à questão da estiagem. Destaca que, várias vezes, já se manifestou sobre o assunto, inclusive, em data anterior, falou sobre um projeto, já licitado, e que está contingenciado no Ministério da Integração, de R$ 189 milhões para a captação de água do Rio Chapecozinho, e que irá solucionar o problema da falta de água na região.
Propõe aos Senadores da Bancada Federal de Santa Catarina a luta pela liberação dos recursos, e também que se faça um requerimento em conjunto, com todos os Deputados, para a liberação da verba já aprovada.
Comenta que Chapecó está pedindo socorro, afirmando que a água movimenta a vida, a economia da região, citando as agroindústrias, um povo trabalhador e ordeiro, mas que infelizmente não está tendo atenção, nem solução para a situação.
Por fim, finaliza apelando e pedindo apoio de todos os Deputados e dos Senadores para que, de forma efetiva, haja o descontingenciamento dos R$ 189 milhões, porque a Casan se propõe a dar contrapartida de 20%. Ressalta que é preciso amenizar o sofrimento do povo do extremo oeste de Santa Catarina.
Deputado Moacir Sopelsa (Aparteante) - Parabeniza o Deputado Valduga pelo pronunciamento, salientando que realmente há muito tempo o projeto está sendo elaborado, e até hoje não se vê aceno de recursos para abastecer de água os municípios citados. Empenha o seu apoio para a questão. [Taquígrafa: Ana Maria]