Pronunciamento

Cesar Valduga - 060ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 15/07/2015
O SR. DEPUTADO CESAR VALDUGA - Sr. presidente, srs. deputados, sras. deputadas, venho a esta tribuna para, primeiramente, solidarizar-me com a grande região do oeste de Santa Catarina que, por motivo de enchentes, vem sofrendo nos últimos anos não apenas com os tornados, mas agora com as fortes chuvas que vêm acontecendo.
Em Chapecó, no bairro São Pedro, as galerias do rio cederam alagando bairros como: Universitário, Passo dos Fortes, Quedas do Palmital. Foram alagados também os municípios de: Concórdia, Anita Garibaldi, Bocaina do Sul, Campo Belo do Sul, Capão Alto, Cerro Negro. Enfim, muitas cidades do nosso estado, principalmente, deputados Neodi Saretta e Dirceu Dresch, no grande oeste de Santa Catarina, foram atingidas.
Vejo que, neste momento, é preciso não apenas solidariedade, mas que ações realmente efetivas venham a acontecer, como já estão acontecendo, e que se intensifiquem cada vez mais as ações dos órgãos governamentais. A população chapecoense vem-se mobilizando, ajudando de uma forma ou de outra aquela população atingida pelas fortes chuvas que vêm acontecendo no nosso estado e, principalmente, no oeste de Santa Catarina.
Daí a importância de um projeto que temos - e esperamos ainda a liberação dos recursos do PAC - sobre a questão da construção de galerias, porque existem, em Chapecó, vários riachos que cortam a nossa cidade, e quando há essas fortes chuvas, a cidade acaba sendo alagada e o povo fica bastante prejudicado.
Ao mesmo tempo, sr. presidente, gostaríamos também de dizer que estamos nos licenciando por 60 dias, a partir de amanhã, dando uma oportunidade ao nosso suplente de deputado estadual, Jean Leutprecht, de Jaraguá do Sul, que também fez parte do nosso projeto. Ele é um grande guerreiro, um lutador que também vai ter a oportunidade, nesta Casa, de defender as suas bandeiras, e que o fez durante o pleito eleitoral.
Então, nesse sentido, gostaria de comunicar aos deputados e também à população catarinense que, por 60 dias, através de uma licença sem remuneração, por questões particulares, estarei afastado, dando a oportunidade para aquele que contribuiu com o nosso projeto.
O Sr. Deputado Níkolas Reis - V.Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO CESAR VALDUGA - Pois não!
O Sr. Deputado Níkolas Reis - Deputado, não poderia deixar de me manifestar e cumprimentar v.exa. Eu estou aqui há pouco mais de 15 dias, também por conta de uma licença do deputado Rodrigo Minotto, e a quem sou eternamente grato por ter tido a maturidade de compreender a importância de permitir que suplentes que participaram desse projeto possam coroar o resultado da eleição que, para alguns, pode ter sido considerada uma derrota, mas que sempre considero uma vitória porque o conjunto dos votos sempre nos reveste de uma responsabilidade muito grande.
Tenho certeza de que o suplente de Jaraguá do Sul, e que eu conheço, vai dar continuidade ao trabalho de v.exa.
Quero dizer, na figura do deputado Rodrigo Minotto e de v.exa., que a mesma coligação de v.exa., e da qual fiz parte, teve essa maturidade de permitir que os suplentes pudessem estar aqui apresentando as suas proposições e trazendo as questões das suas cidades. E muito especialmente o suplente de deputado Jean Leutprecht, que vem de Jaraguá do Sul, uma cidade que, como a minha, ficou órfã de deputados estaduais com domicílio eleitoral lá. Tenho certeza de que o povo de Jaraguá do Sul, assim como os eleitores do suplente que assumirá, será sempre grato a v.exa. Parabéns!
O SR. DEPUTADO CESAR VALDUGA - Obrigado, deputado! E daí a importância de que aqueles que também compõem o projeto tenham essa oportunidade. E, principalmente, suplentes como v.exa. e o deputado Jean Leutprecht, que, acima de tudo, detêm uma grande energia e também o sentimento público que vem para somar e engrandecer o estado de Santa Catarina.
Portanto, acho que essas iniciativas, em que representantes de diversas regiões deste estado têm essa oportunidade, são louváveis diante da conjuntura atual e da importância da representatividade.
Amanhã, então, o deputado Jean Leutprecht assumirá o meu lugar, por 60 dias, e fará um bom trabalho, lutará pela sua região e apresentará os seus projetos.
Queremos também, além de ter falado sobre a questão das fortes enxurradas e cheias que estão ocorrendo no grande oeste de Santa Catarina, dizer que estivemos, há poucos dias, no ministério da Ciência e Tecnologia, pois estamos lutando para que na grande região do oeste de Santa Catarina seja instalado um radar meteorológico. Em questão de 100 dias, houve dois tornados, sendo que a região de Xanxerê foi destruída em 30% e em Chapecó a comunidade de Faxinal dos Rosas ficou completamente destruída.
Enfim, estamos nessa luta no sentido de que esses recursos não entrem no contingenciamento do governo federal e que o radar meteorológico seja comprado o mais rapidamente possível para que possa colaborar no sentido de avisar, de forma antecipada, quando virão esses tornados.
É claro que isso não é tudo e que medidas preventivas e educativas têm que acontecer também nas escolas. Tivemos um exemplo em Xanxerê, onde um professor socorreu as crianças, levando-as para baixo de uma arquibancada num ginásio. Se o professor não estivesse atento e preparado, poderíamos ter perdido vinte e poucas vidas.
Então, medidas como essas são necessárias e, sem dúvida nenhuma, o grande oeste precisa desse equipamento. Sabemos que há um equipamento num município bem próximo, mas está estragado, e lá no oeste precisamos do equipamento com urgência.
Estamos fazendo esse movimento junto ao ministério da Ciência e Tecnologia para que esse equipamento seja comprado a fim de que possa colaborar nessas questões preventivas e para que as pessoas, diante de uma situação como essa, venham a tomar providências antes que uma catástrofe possa acontecer. No caso de Xanxerê, com 30% da cidade destruída, poucas vidas foram ceifadas. E lamentamos por essas vidas ceifadas, mas a catástrofe poderia ter sido muito pior.
Então, quero deixar o meu abraço e desejar sucesso ao suplente de deputado estadual que amanhã assumirá uma cadeira neste Parlamento. Ele, com certeza, irá honrar e orgulhar o povo catarinense e, principalmente, esta Casa.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)