Pronunciamento

Cesar Valduga - 060ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 15/07/2015
O SR. DEPUTADO CESAR VALDUGA - Sr. presidente e srs. deputados, assomo à tribuna para falar sobre esse momento político que estamos vivendo no Brasil e dizer que, diante disso, o nosso partido, portanto, apresentou uma nota à população chapecoense e a toda população do estado de Santa Catarina.
(Passa ler.)
"Vivenciamos, nos últimos meses, diante da crise política nacional, uma grande ameaça à democracia brasileira.
Diante disso, a direção nacional do meu partido emitiu uma nota em defesa do mandato constitucional da presidenta Dilma Rousseff, nota essa que foi debatida e ratificada pela direção estadual do PCdoB, na última semana, e que passo a socializá-la com as sras. deputadas e os srs. deputados.
'A situação política do país agrava-se. A democracia, conquista histórica do povo brasileiro, é ameaçada abertamente e o PSDB, na sua convenção realizada no penúltimo final de semana, às claras, faz soar as trombetas de que teria chegado a hora de se afastar, por qualquer meio e a qualquer pretexto, a presidenta Dilma Rousseff do cargo que lhe foi conferido pelo voto de mais 54 milhões de brasileiros e brasileiras. Uma presidenta, com apenas seis meses de mandato, faz uma grande luta para o país retomar o crescimento econômico, a geração de empregos no contexto de uma grande crise mundial do capitalismo.
A Procuradoria-Geral da República e o Supremo Tribunal Federal, no que se refere à Operação Lava Jato, já se pronunciaram afirmando que 'nada consta' contra a presidenta Dilma Rousseff, uma grande liderança, de conduta ilibada, com reputação incontestável de defensora do Brasil, de seu povo e do patrimônio da nação e do estado brasileiro.
Sem nenhum fato, sem nenhuma base legal jurídica, a direita neoliberal, na sua ambição de reaver o governo a qualquer preço, passou a pisotear em linha crescente a institucionalidade democrática.
[...]
O PCdoB, em 93 anos de presença ativa na história brasileira, e ao preço da própria vida de centenas de militantes, sempre defendeu a democracia como caminho indispensável para o fortalecimento do Brasil.
Respaldado por esta trajetória de lutas, faz um chamamento às forças políticas e sociais democráticas e progressistas, às personalidades e lideranças que concebem a democracia como um bem maior da nação, para que se manifestem com senso de urgência em defesa do Estado Democrático de Direito, uma bandeira que, neste momento, materializa-se na defesa do mandato constitucional da presidenta Dilma Rousseff.
Além da unidade e da ação de amplas forças democráticas, é importante a mobilização do povo, dos trabalhadores, através de suas entidades e seus movimentos.
Se a oposição neoliberal ambiciona tornar-se governo 'em breve', como proclamou em tom de ameaça o presidente do PSDB, Aécio Neves, que enfrente as urnas em 2018 e não tente, 51 anos depois da imposição da ditadura militar, chegar ao governo pela via suja de um golpe.
A experiência histórica nos ensina que o golpismo da direita não se derrota com apelos, nem cedências, mas com a mobilização e a tomada de posição em defesa da democracia por parte de amplas forças políticas e sociais.
É hora de mobilização, é hora de ação em defesa da democracia, do mandato constitucional da presidenta Dilma Rousseff!'[sic]
Esta é a nota e, por fim, congratulo o nosso governador do estado de Santa Catarina, Raimundo Colombo, e todas as lideranças políticas que têm assumido aqui, em solo catarinense, a bandeira da defesa da democracia e do mandato constitucional da presidenta da República."
Ela que esteve em solo catarinense pela parte da manhã inaugurando a maior obra de engenharia do governo federal em Santa Catarina nos últimos tempos.
Então, é nesse sentido, sr. presidente, que o nosso partido, em nível nacional e estadual, apresenta essa nota pró-democracia e em defesa do governo da presidenta Dilma Rousseff. E acho que é por isso que temos que lutar: por um estado de direto, mas, acima de tudo, democrático.
Muito obrigado, sr. presidente!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)