Pronunciamento

Cesar Valduga - 052ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 11/06/2015
O SR. DEPUTADO CESAR VALDUGA - Cumprimento o sr. presidente, os srs. deputados, também toda população catarinense.
Mas gostaria, de modo muito especial, no dia de hoje, de cumprimentar os alunos da Terceira Idade da UNIT, da nossa querida Unoesc, universidade esta que, sem dúvida nenhuma, orgulha a todos nós pelo trabalho que vem desenvolvendo, na área educacional, no estado de Santa Catarina.
A Unoesc está presente na região de Capinzal, município de Ouro, Zortéa, Lacerdópolis, sr. presidente, e foi motivo de muito orgulho. Até tenho falado aos nossos alunos da Unoesc, da Terceira Idade, quando enfim nos brindaram com as suas presenças. Como protagonista, a diretora Noemia, a Ju, que também é assistente social, e que estiveram aqui pela parte da manhã, conhecendo este espaço que é a Assembleia Legislativa do estado de Santa Catarina, enfim, um dos Poderes que representa o nosso povo catarinense nas prerrogativas de legislar, fiscalizar e cooperar com os atos do Poder Executivo, deputado Mario Marcondes.
Sejam bem-vindos, ficamos muito emocionados, deputado Mario Marcondes, pelo fato de sermos daquela terra, enfim, podendo rever os amigos, as amigas, pessoas que conhecemos há muito tempo, e que, queira ou não queira, relembramos o nosso passado, passado que marcou a nossa história, que marcou a nossa vida.
O deputado Natalino Lázare, que também é daquela região, é um fã da nossa querida Unoesc, e que também ajudou a recepcionar os alunos da Terceira Idade da Unoesc, que estudam, buscam o conhecimento, não importa a idade.
Enfim, temos que nos espelhar nessas pessoas, que tendo seus 60, 70 anos ainda buscam o conhecimento e, o mais importante transmite à sociedade, aos seus filhos e netos, e essa energia, deputado Natalino Lázare que essas pessoas têm e que nos traz esse sentimento público.
O Sr. Deputado Natalino Lázare - V.Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO CESAR VALDUGA - Pois não!
O Sr. Deputado Natalino Lázare - Gostaria de cumprimentá-lo por esse gesto bonito. E quero encaminhar à mesa a sugestão de que de fato os deputados convidem a sociedade a vir nesta Casa para que possam ver como funciona o Parlamento, a importância do deputado. Enfim, quero parabenizá-lo por trazer aqui essas pessoas tão importantes do nosso querido meio oeste de Santa Catarina, são pessoas lutadoras. V.exa. falou em idade, a idade não se vê pela carteira de identidade, deputado Luiz Fernando Vampiro, mas a idade se vê pela cabeça das pessoas. Há pessoas de mais idade que são jovens nos seus pensamentos, nas suas ideias no empreendedorismo, e há pessoas novas que infelizmente estão velhas nesse sentido.
Parabenizo v.exa. e cumprimento as pessoas de Capinzal presentes nesta Casa. E gostaria de dizer que vocês têm aqui um guerreiro, um excelente deputado que está honrando Santa Catarina, honrando a nossa região e a nossa querida cidade de Capinzal.
O SR. DEPUTADO CESAR VALDUGA - Obrigado, é sempre uma satisfação ouvir isso de uma pessoa que vem da educação, também natural do meio oeste catarinense, um deputado que orgulha a todo o povo catarinense, sr. presidente.
Então, quero dizer, aproveitando também a oportunidade, da importância da representatividade e do compromisso que temos com o povo de Santa Catarina, independentemente de que região seja. Não nos elegemos para ser o deputado de uma cidade ou de uma rua, mas para sermos deputado de Santa Catarina, do povo catarinense e aí está a nossa grande responsabilidade.
O Sr. Deputado Luiz Fernando Vampiro - V.Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO CESAR VALDUGA - Pois não!
O Sr. Deputado Luiz Fernando Vampiro - Bom-dia Deputado Cesar Valduga, v.exa. faz um grande trabalho nesta Casa, quero cumprimentá-lo. V.Exa. está sempre atento as causas importantes não apenas do meio oeste, mas também trabalhando pelo sul, que é a nossa região, enfim, trabalhando por todo o estado. Parabenizo v.exa. por essa atitude em trazer aqui os universitários da terceira idade, os professores da Unoesc. E ontem estiveram aqui os estudantes do curso de Direito, do campus de Xanxerê, comemorando os 15 do curso de Direito, e hoje a Unoesc se faz presente novamente com mais uma ação de v.exa. e que também vieram conhecer o funcionamento do Parlamento catarinense e ficarem mais próximos de nós. Parabéns pela atitude, pela ação e pelo trabalho que vem fazendo nesta Casa.
O SR. DEPUTADO CESAR VALDUGA - Agradeço, deputado Luiz Fernando Vampiro.
Não poderíamos deixar de fazer esse registro, e ontem recebemos os estudantes do curso de Direito do campus de Xanxerê, da nossa querida Unoesc. E neste sentido quero mandar um abraço ao reitor, Aristides Cimadon, que foi meu professor em Capinzal, no Colégio Mater Dolorum, onde há poucos dias participamos da abertura da semana pedagógica. O meio oeste, o oeste está de parabéns por levar extensão e cursos que contemplem pessoas de todas as idades. Isto é sinônimo que Santa Catarina está de parabéns. E, agora, a Udesc está de parabéns com uma propositura de levar a extensão para a região de Capinzal, de Zortéa e eu falo de toda a região. Trata-se de uma região que nos orgulha, com pessoas trabalhadoras e desenvolvimento econômico. Nós, como protagonistas das prerrogativas de legislar, precisamos fazer que o desenvolvimento econômico venha acontecer cada vez mais no estado de Santa Catarina e no Brasil.
Não é o contingenciamento que foi anunciado pela presidenta da República que vai nos atingir. O nosso povo superou tantas crises, tantas dificuldades, mas com muita honra, com muita luta, com muita bravura superamos todas as crises que enfrentamos no nosso Brasil. É por isso que nós estamos com o exemplo da nossa querida Unoesc, a nossa querida Unit, a Jú e a Noêmia que protagonizaram essa vinda dos nossos queridos alunos da Unoesc daquela região, para que pudessem vir conhecer melhor a nossa Capital. E essa honra de vir conhecer a Assembleia Legislativa do estado de Santa Catarina.
Muito obrigado, sr. presidente. Mais uma vez muito obrigado pelas suas presenças. Até fiquei emocionado deputado Luiz Fernando Vampiro, porque não tem como não ficar emocionado, nós temos um coração sensível, e reconhecemos a importância dessas pessoas que no decorrer das suas vidas lutaram tanto pelo nosso povo catarinense, trabalhando, orientando os seus filhos e seus netos dando a nós esta oportunidade trazendo a dignidade de poder representar o nosso povo catarinense aqui na Assembleia Legislativa.
Muito obrigado, sr. presidente, um forte abraço!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)