Pronunciamento

Cesar Valduga - 056ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 30/06/2015
O SR. DEPUTADO CESAR VALDUGA - Sr. presidente, srs. deputados, sras. deputadas, quero mais uma vez reforçar o trabalho que a Assembleia Legislativa de Santa Catarina realizou na semana passada no grande oeste de Santa Catarina, através do debate que deu oportunidade ao povo catarinense começando por aquela grande região quando discutimos sobre o PPA, sobre o orçamento impositivo, que nada mais é 1% do Orçamento de R$ 24,8 bilhões.
Quero parabenizar o grande condutor das audiências públicas, deputado Marcos Vieira, juntamente com os deputados Natalino Lázare, Romildo Titon, Antônio Aguiar, Neodi Saretta, João Amin, Dirceu Dresch, Luciane Carminatti, Gabriel Ribeiro, Fernando Coruja, Mauro de Nadal e Kennedy Nunes.
Sem dúvida nenhuma tivemos uma grande oportunidade naquela região de debater e participar desse momento tão importante que é ouvir a população, podendo assim, renovar atitudes, criar desafios, dar transparência, enfim, pensar não apenas economicamente, mas também socialmente.
Quero também registrar que nas audiências públicas tivemos a participação do nosso querido e sempre deputado Dóia Guglielmi, da imprensa que se fez presente, dando publicidade a todas as atividades e dos servidores da Assembleia Legislativa que trabalharam em todas as sessões.
Quero aqui saudar todos os servidores que participaram das audiências públicas do estado de Santa Catarina. Agradeço também os servidores da secretaria da Fazenda, pois em quase todas as audiências públicas tivemos a satisfação de ter presentes os representantes da Defensoria Pública acompanhando os debates nas 14 audiências públicas. Ou seja, mais de 156 municípios foram contemplados, começando lá em Itapiranga e Dionísio Cerqueira, no extremo oeste, encerrando aqui em Lages, juntamente com os deputados Gabriel Ribeiro e Fernando Coruja.
Então, nesse sentido, srs. deputados, gostaria de ressaltar a importância da participação dos deputados, de buscarmos o conhecimento das demandas, das necessidades, dos desejos, dos sonhos do catarinenses sob a ótica da questão do transporte, da pavimentação asfáltica, da operação tapa-buracos, da revitalização das escolas, deputado Padre Pedro Baldissera, que sempre estava lá levantado a importância da revitalização das escolas no estado de Santa Catarina para a melhoria da educação. Também a inovação tecnológica que muito debatemos nas audiências públicas, entendendo que nós vivemos diversos ciclos do passado e que temos que pensar também no futuro e na inovação tecnológica para que possamos incrementar esse setor e pensar em geração, emprego e renda, que nada mais é do que pensar no futuro do povo catarinense. E, sem dúvida, podemos aqui dizer que foram lançados desafios nessas audiências públicas.
Mas quero aqui registrar que em muitos municípios, deputado Natalino Lázare, verificamos que o IDHM em muitos municípios é baixíssimo em muitas cidades do nosso estado de Santa Catarina, podemos constatar isso no planalto serrano. Lá na região de Caçador, inclusive, ouvindo alguns secretários fazendo esses comentários. Fiquei entristecido ao saber que há muitas dificuldades ainda na questão da geração de emprego e renda, nas questões sociais que se leva em conta, levantadas por muitos vereadores, prefeitos, secretários, gerentes regionais, representantes de setores empresariais.
Parabéns, deputado Natalino Lázare, lá em Videira ocorreu uma bela audiência pública, assim como em todos os outros municípios. É muito importante dar oportunidade para a população participar e levar os seus desejos, as suas esperanças para que possamos construir cada vez mais uma santa Catarina com mais qualidade de vida.
Neste sentido, deputado Natalino Lázare, quero deixar meus parabéns àqueles que conduziram todo esse processo e aos deputados que também vieram de outras regiões e que lá estavam presentes como os deputados Antônio Aguiar, Kennedy Nunes e outros deputados que prestigiaram esse momento tão importante que o estado de Santa Catariana vive, começando lá pelo nosso grande oeste.
Muito obrigado, sr. presidente!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)