Pronunciamento

CAMILO MARTINS - 094ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 05/10/2023
DEPUTADO CAMILO MARTINS (Orador) - Refere-se ao acontecimento da manhã, quando um caminhão teve problema, trazendo caos para a região da Grande Florianópolis. Ressalta que alternativas devem ser tomadas imediatamente. Informa que quando esteve à frente da Prefeitura de Palhoça e nos últimos 10 anos da sua vida tem lutado por um transporte público de qualidade.
Fala sobre a Frente Parlamentar da Grande Florianópolis, e faz o convite ao Deputado Pedrão para participar da reunião, quando será debatida a questão do transporte público integrado, sendo esta uma pauta que defende. Registra que o transporte público da região, nos últimos três anos, perdeu mais de 50% dos seus usuários, porque é caro, ruim e moroso. Neste sentido, pede ao Governador Jorginho Mello o empenho para uma solução imediata para a questão do transporte público integrado.
Também cita o seminário promovido pelo Deputado Marquito, onde foram ouvidos os técnicos do Estado de SC, as empresas, muitas em recuperação judicial, e também foram ouvidos representantes da sociedade.
Informa que ontem esteve em reunião no Ministério Público com o Procurador Trajano para demonstrar a preocupação, e pedir que seja um parceiro do governador na busca de solução imediata.
Corrobora a fala do Deputado Pedrão quanto ao transporte marítimo, concordando com a necessidade de debate a respeito do tema. Entretanto, antes é preciso resolver o básico, exemplificando que um morador da Barra do Aririú leva três horas para chegar a São Pedro de Alcântara, porque não existe a integração.
Mostra sua confiança no Governador Jorginho, que quer fazer do transporte público da Grande Florianópolis um exemplo para o Estado e replicando o sistema em outras regiões catarinenses. Pede o apoio dos deputados para esta pauta do transporte público integrado, pois, como está hoje, há um grande desperdício financeiro e de tempo para as pessoas. Traz sugestões e considera importante debater o assunto na comissão, juntamente com o governador, para que não haja morosidade nas decisões.
Deputado Pedrão Silvestre (Aparteante) - Considera que o pronunciamento feito deve constar na ata da sessão para que se tenha referência de uma pessoa que foi excelente prefeito e um dos líderes para tentar um diálogo, unificando as prefeituras da região. Considera que o que é definido em Florianópolis serve para os demais municípios da região, e as políticas devem ter em mente a macrorregião. Pede apoio para a instauração do comitê do Transporte Marítimo na Alesc. [Taquígrafa: Sara]