Pronunciamento

BRUNO SOUZA - 032ª SESSÃO EXTRAORDINÁRIA

Em 08/12/2020
DEPUTADO BRUNO SOUZA (Orador) - Contesta o veto parcial do Poder Executivo ao projeto aprovado na Casa Legislativa, na semana anterior, que torna essencial as atividades educacionais e libera o retorno das escolas. Acrescenta, ainda, que foi um veto parcial a um projeto aprovado com apenas quatro votos contrários, e lamenta profundamente que a decisão do Governo contraria a vontade do Poder Legislativo favorecendo o retorno às aulas, o conhecimento, as Ciências, a Medicina, conforme procedimentos adotados no mundo civilizado.
Diz que, infelizmente, o Governo do Estado vetou exatamente a parte que garante o retorno às aulas, ou seja, a inaplicabilidade do mapa de risco como critério de avaliação para abertura das escolas.
Preconiza que se faça o mesmo que os países civilizados, independente do estágio do vírus. Considera que o Governo lançou todos na insegurança novamente. Acrescenta, ainda, que tal procedimento do Governo dá vazão à força de um sindicato retrógado, arcaico, em detrimento à voz da razão, permitindo que Santa Catarina faça o correto, seguindo preceitos da Ciência e apoio do Conselho Regional de Medicina.
Por fim, espera que a matéria seja apreciada na Assembleia Legislativa este ano, derrubando o veto e mantendo a parte essencial do projeto, que é a garantia do retorno às aulas, com medidas de segurança, conforme Portaria n. 750, destacando ainda que as escolas, os pais são agentes econômicos e precisam saber se podem matricular seus filhos em 2021 ou esperar a chegada da vacina. Apela aos demais Pares para que a situação seja resolvida este ano, e o próximo semestre não seja perdido. [Taquígrafa: Elzamar]