Pronunciamento

BRUNO SOUZA - 006ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 15/02/2022
DEPUTADO BRUNO SOUZA (Orador) - Tece críticas quanto ao tamanho dos governos estadual e federal, comentando que enriqueceram enquanto as pessoas empobreceram. Relembra que durante os dois anos de crise, devido ao Coronavírus, milhares de pessoas perderam empregos, muitas empresas fecharam e poupanças de famílias evaporaram, enquanto o Governo aumentou a arrecadação. Lamenta a fala do Secretário da Fazenda, comemorando um recorde de arrecadação, e afirma que a única forma de arrecadar é retirando dinheiro do povo. Complementa, informando que o Brasil é um dos piores países quanto ao retorno de imposto arrecadado para a população, e reitera que o melhor uso para o dinheiro do pagador de impostos é que não saia do bolso dele.
Informa que desde a Constituição de 88, o gasto público cresce 6% ao ano acima da inflação, resultando em um Estado mais pesado e custoso ao brasileiro. E questiona se a vida do brasileiro melhorou na mesma proporção do crescimento do gasto público.
Registra que o Governo do Estado vetou um artigo do Projeto de Lei n. 449/21, aprovado na Casa, que equiparava a alíquota de alimentos e bebidas quentes ao Estado do Paraná, e ao invés disso, o Governo aumentou os impostos no setor de bares e restaurantes, um dos mais prejudicados pela pandemia. Pede para que a Casa se coloque ao lado do povo catarinense e derrube o veto do Governo Estadual. [Taquigrafia: Northon]