Pronunciamento

BRUNO SOUZA - 056ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 25/08/2020
DEPUTADO BRUNO SOUZA (Orador) - Comenta que o boletim é importante para os estudantes para que se possa acompanhar o seu desempenho. Neste sentido, diz que o Estado tem o Boletim de Finanças do Tesouro Nacional, que avalia se o ele está comprometido com a sua função orçamentária, com a gestão do dinheiro dos impostos. Informa que tal boletim aponta que o Estado está com nota "C".
Faz justiça ao atual Governo, dizendo que esta é uma tendência orçamentária nas contas públicas que vem se perpetuando, vem se degenerando, pois não existe o compromisso com a boa gestão orçamentária.
Faz apresentação de slides e diz que Santa Catarina acabou de tirar a segunda pior nota, e se no próximo ano conseguir sair da nota "C", não será pelo controle dos gastos, mas por aumentar a receita. Também não foi aprovada a Reforma da Previdência necessária, que ficou para outro momento, além das outras despesas, como folha de pagamento, que também não são controladas.
Discorre sobre a situação, que chama de lamentável, pois não existe mágica e é preciso responsabilidade com o orçamento público. Adverte sobre a necessidade das reformas, pois é muito triste ver o Estado, que era diferenciado dos demais, agora sendo aquele que mais cobra ICMS per capita no Brasil. [Taquigrafia: Guilherme]