Pronunciamento

BRUNO SOUZA - 021ª SESSÃO EXTRAORDINÁRIA

Em 22/09/2021
DEPUTADO BRUNO SOUZA (Orador) - Diz que, no fundo, todos sabem o que deve ser feito para que o Brasil decole, porém o dia a dia, envolvendo a política em todas as instâncias, é dominado por prioridades particulares. Acrescenta que se gasta muito tempo discutindo o que é emergente e pouco tempo debatendo pautas estruturais.
Declara que quando são tomadas iniciativas que buscam fazer algum tipo de reforma, muitas vezes o processo político a destrói. Discorre sobre a PEC 32/2020, que trata da Reforma Administrativa, e cita a importância da proposta que visa a modernização de uma das instituições mais presentes na vida do brasileiro, o Estado.
Conta que o deputado Arthur Maia, relator da PEC, ignorou os efeitos positivos que a reforma pode causar ao futuro do Brasil e entregou um relatório escandaloso, representando uma contra-reforma. Diz que os sindicatos, que eram contra a PEC, passaram a apoiá-la após o parecer de Maia e destaca que este é um bom motivo para entrar em alerta. Cita que o deputado entregou uma reforma moldada para agradar corporações e grupos organizados, adicionando, por exemplo, brechas para burlar a lei dos supersalários e a constitucionalização de leis de avaliação de desempenho. Lamenta que o Brasil insista em remar para trás e acabe desperdiçando oportunidades de alcançar um futuro melhor. [Taquigrafia: Roberto]