Pronunciamento

BRUNO SOUZA - 008ª SESSÃO EXTRAORDINÁRIA

Em 22/06/2022
DEPUTADO BRUNO SOUZA (Orador) - Afirma que o Brasil mergulhou em uma crise a partir do governo de Dilma Roussef, a qual ainda não conseguiu superar. Cita que a renda per capita brasileira atingiu seu auge em 2013 e depois nunca mais voltou ao mesmo patamar, em decorrência principalmente da baixa produtividade, que é basicamente a mesma desde o início dos anos 80.
Registra que a situação se repete para quase todos os setores, exceto um, em que Brasil é referência para o resto do mundo, o agronegócio. Menciona que, desde 1990, produzimos quatro vezes mais na mesma área plantada, representando um aumento de 3,2% ao ano, há 40 anos. Acrescenta que o Brasil atualmente é responsável pela alimentação de 600 milhões de pessoas, representando um superávit três vezes maior do que o total de habitantes do País.
Menciona que apesar destes números impressionantes, curiosamente o agronegócio é o setor menos protegido da indústria e da economia brasileira, o qual além de superar a falta de incentivos, precisa enfrentar a resistência ideológica dos ignorantes.
Destaca que além de ser referência na economia, o agronegócio, desde 1980, contabilizou uma redução de 113% na emissão de carbono e 290% de recuperação das áreas de pastagem. Ressalta que o setor preza pela preservação, tanto para cuidar dos terrenos de plantações como para conseguir atender as cadeias globais, cada vez mais exigentes com questões relacionadas à responsabilidade ambiental.
Enfatiza que o agro brasileiro sustenta a economia do País, põe comida no prato da população e ainda alimenta o mundo com preços cada vez mais acessíveis. Salienta que sua fala é direcionada a enaltecer este setor, que vive sendo atacado e merece ter sua importância sendo destacada.
Deputado Sargento Lima (Aparteante) - Parabeniza o Deputado pelo relevante pronunciamento. Afirma que o agronegócio está sendo vitimado por uma praga, se referindo aos ataques partidários direcionados ao setor. [Taquigrafia: Roberto]