Pronunciamento

BRUNO SOUZA - 065ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 15/09/2020
DEPUTADO BRUNO SOUZA (Orador) - Reporta-se às atividades que permaneceram fechadas no Estado de Santa Catarina devido à pandemia, como: transporte municipal - 41 dias, shoppings - 39, igrejas - 38 dias, bares e restaurantes - 39, futebol com os amigos - 135 dias, e as escolas até a presente data, 181 dias. Menciona a hipocrisia do País que diz valorizar a Educação e, ao mesmo tempo, questiona a Pátria Educadora por abrir tudo antes das escolas.
Faz comparativo de dados percentuais das taxas de mortalidade de crianças, e considera que a taxa maior de mortalidade é por gripe comum (0,01%), enquanto da COVID-19 representa 0,009%. Comenta que mais de 700 estudos compilados concluíram que: "Abrir escolas e pré-escolas dificilmente impactará a mortalidade por COVID-19." Diz que as crianças são menos suscetíveis ao contágio por apresentarem a menor taxa de mortalidade do que os adultos.
Também, entende que os pais têm o direito de mandar ou não a criança para escola, mas não aceita a proibição de qualquer pessoa mandar seu filho para a aula. Enfatiza que se está condenando as crianças a ficarem em casa, uma geração toda sem socialização, sem ensino, bem como exterminando o setor de escolas particulares, principalmente os pequenos empreendimentos. Faz críticas ao Secretário da Educação por permitir o retorno das aulas presenciais iniciando pelo ensino médio e sem a previsão do ensino infantil.
Finaliza, pedindo o retorno das aulas imediatamente, ao mencionar o novo protocolo da OMS publicado na segunda-feira, que diz que as aulas podem voltar. [Taquígrafa: Sílvia]