Pronunciamento

BRUNO SOUZA - 073ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 20/08/2019
DEPUTADO BRUNO SOUZA (Orador) - Traz um pedido de socorro de uma classe que muito o sensibiliza, os agentes socioeducativos, que precisam de condições para fazer o seu trabalho com segurança e eficiência.
Entretanto, relata que no Case de São José acontecem absurdos. Explica que hoje são 120 profissionais determinados a bem cuidar dos internos, mas infelizmente a Comarca daquele município tem interferido no trabalho dos agentes. Entende que é função do Judiciário acompanhar as medidas socieducativas, mas é preciso apoiar o trabalho dos profissionais que tentam manter a segurança do cidadão.
Enumera fatos que estão acontecendo no Case de São José. O detento não fica mais que seis meses, permanecer mais que este tempo é muito raro. Às vezes, não precisam nem ficar seis meses, porque existem as concessões indiscriminadas de indultos. Esclarece que os agentes socieducativos, por ocasião do indulto, têm que levar esses jovens até a sua comunidade, sem escolta, sem arma, sem nenhuma proteção.
Além disso, ficou determinado que os jovens detentos não podem usar uniforme. Também foram proibidas a utilização de uma casa de triagem, onde deveriam permanecer por dois dias para averiguar questões com drogas, e a existência de comissão disciplinar. Ainda, foi solicitado que o estado compre repelente de marca específica.
Reafirma que existe uma grande interferência estatal no dia a dia da unidade, desta forma, solicita o apoio da Assembleia neste caso, pois os deputados precisam saber o que está acontecendo.
Convida todos os parlamentares para prestigiar a reunião da Comissão de Segurança, na presente data, às 17h, tratando sobre o tema. [Taquígrafa: Sara]