Pronunciamento

BRUNO SOUZA - 068ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 22/09/2020
DEPUTADO BRUNO SOUZA (Orador) - Reporta-se à questão da educação, questionando a pátria educadora por abrir tudo, como bares, restaurantes e outros, antes das escolas. Indaga se transporte coletivo, piscinas, tobogã, shoppings, academias não transmitem Covid-19, e as escolas transmitem. Acredita que o Secretário de Educação não permite o retorno das escolas privadas porque as mesmas irão funcionar, e as pessoas indagarão o porquê das escolas públicas fechadas. E, ao mesmo tempo, cita que a OMS e a Unicef já falam que as escolas devem abrir, bem como cita pesquisa realizada na Inglaterra com um bilhão de estudantes, e se constatou apenas dois casos de contágio de criança para criança, afirmando que as crianças não são atores relevantes na cadeia de contágio. Compreende os pais que não se sentem confortáveis de mandar seus filhos à escola, mas não concorda com a proibição para os pais que querem mandar para escola seus filhos.
Também, refuta a ideia das pessoas que dizem estar esperando pela vacina, sendo que alguns estudos apontam que a vacina estará amplamente disponível em 2022, e questiona o que será feito até lá. E, enquanto se discute a abertura, estudos já apontam que as crianças começam a apresentar ansiedade por estarem em casa.
Mostra, no telão do Plenário, o que é prioridade na Espanha e o que é essencial em Santa Catarina, afirmando que o citado país acabou de decretar medidas de restrição, sendo que os moradores da região Madrid só podem sair de suas casas por motivos essenciais, e um deles é levar os filhos à escola. Entretanto, em Santa Catarina, o essencial é permitir o funcionamento de parques aquáticos e águas termais durante a pandemia. [Taquígrafa: Sílvia]