Pronunciamento

BRUNO SOUZA - 053ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 25/05/2022
DEPUTADO BRUNO SOUZA (Orador) - Diz que está acompanhando de perto a situação das filas de espera de UTIs neonatal e comenta que até o presente momento o número de espera estava em 10 crianças. Fala que é inadmissível o Estado estar com os cofres cheios e faltar UTI para crianças, mostra-se indignado com a situação e diz que isso é uma inversão de valores total.
Comenta que é comemorado no dia 25 de maio o Dia Nacional do Respeito ao Contribuinte, e que o objetivo proposto da data comemorativa era propor uma reflexão para o papel do cidadão contribuinte. Lembra que o cidadão não pode parar para refletir porque estava trabalhando, e que o cidadão trabalha cinco meses somente para pagar impostos.
Tece críticas ao sistema de impostos, lembrando que se cobra muito e se entrega pouco, comenta de uma pesquisa entre 30 países que têm as maiores cargas tributária, sendo que o Brasil é o pior país no ranking.
Discorre sobre os problemas e dificuldades dos cidadãos pelas altas taxas de impostos e corrige o termo contribuinte, pois o Estado utiliza o termo para não usar o correto, que seria pagador de impostos.
Finaliza dizendo da pluralidade de brasileiros, mas que uma única coisa os une, que é serem pagadores de impostos.
Deputado Sargento Lima (Aparteante) - Lembra os tempos da Coroa e do Brasil Império, onde se cobravam impostos apelidados de "quinto dos infernos" e questiona como o cidadão de hoje chamaria a cobrança de impostos no País. [Taquigrafia: Guilherme]