Pronunciamento

BRUNO SOUZA - 041ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 04/05/2022
DEPUTADO BRUNO SOUZA (Orador) - Exibe um vídeo mostrando a opinião crítica do candidato à presidência, Ciro Gomes, em relação ao ensino domiciliar. O Deputado repudia a opinião de Ciro Gomes e o adjetiva de autoritário.
Argumenta que a educação domiciliar foi a tônica da história do ser humano, e que o ensino coletivo é algo recente. Explica que esse método de ensino não tem ligação com ideologia política, pelo contrário, serve para os pais protegerem as crianças de ideologias pregadas nas escolas. As crianças em ensino domiciliar se socializam normalmente interagindo com vizinhos, colegas de rua, missa, culto, escoteiro e atividades esportivas.
Informa que mais de 2 milhões de crianças exercem educação domiciliar nos Estados Unidos. Cita uma pesquisa realizada em 2008, mostrando que os alunos de educação domiciliar obtiveram uma nota 37% acima em relação a alunos de escolas públicas.
Frisa que a educação domiciliar é uma questão de liberdade e respeito às escolhas dos pais e relembra que o Brasil está em uma péssima posição no ranking de educação mundial.
Deputado Jessé Lopes (Aparteante) - Parabeniza o deputado pela fala. [Taquigrafia: Northon]