Pronunciamento

BRUNO SOUZA - 004ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 10/02/2021
DEPUTADO BRUNO SOUZA (Orador) - Reporta-se à matéria divulgada pelo Governador do Estado que o deixou incomodado, que é a questão das contas públicas, por ter comemorado com alegria o superávit de R$ 1,8 bilhão nas contas do Estado. Discorre de onde se origina o saldo ao lembrar que em 2020 o Governo de Santa Catarina recebeu repasses de R$ 3,8 bilhões, que é praticamente o dobro de recursos da União quando comparado com o ano de 2019.
Salienta que o Governo estadual não pagou as parcelas da dívida com o Governo Federal, o que justifica o superávit. Entende como imoral o Governo comemorar, porque não gastou menos, na verdade os contribuintes catarinenses pagaram mais impostos, pois houve aumento de impostos mesmo diante de um ano de crise, de pandemia.
Faz indagação em relação à indicação do novo Diretor-geral do Hospital Infantil Joana de Gusmão, que não pertence ao corpo clínico da instituição, uma vez que dizem que foi indicado por um Deputado. Fala que a nova fase do Governo não pode significar comprometimento na qualidade ao atendimento pediátrico dos catarinenses pelo referido hospital, que é referência em atendimento de alta complexidade.
Deputado Maurício Eskudlark - Pede a palavra pela ordem.
DEPUTADO NILSO BERLANDA (Presidente) - Concede a palavra ao Deputado Maurício Eskudlark.
DEPUTADO MAURÍCIO ESKUDLARK - Diz conhecer o sr. Maxiliano de Oliveira, que considera um dos melhores administradores hospitalares do Estado, e afirma que poderia ser Secretário da Saúde. [Taquígrafa: Sílvia]