Pronunciamento

BRUNO SOUZA - 042ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 21/07/2020
DEPUTADO BRUNO SOUZA (Orador) - Comenta que a proposta de reforma da Previdência estadual, encaminhada pelo Poder Executivo do Estado, é fraca e não altera a Previdência como deveria. Informa que o projeto está atualmente tramitando na Casa, e que o Poder Legislativo deve ter a coragem de efetuar as alterações necessárias.
Acrescenta que atualmente a Previdência equivale a quase 30% do Orçamento do Estado e atende 70 mil pessoas, enquanto a Saúde equivale a apenas 18% e atende 7 milhões de pessoas.
Afirma que as rodovias catarinenses possuem o maior número de acidentes fatais do país, argumentando que, desde 2014, o gasto discricionário, o investimento, foi reduzido quase à metade, e, em contrapartida, o gasto com a Previdência aumenta a cada ano.
Reitera a importância de analisar com responsabilidade a necessidade de reformar a Previdência, e explica que se não houver reforma, o único meio de juntar recursos é, lamentavelmente, aumentando impostos ou diminuindo os investimentos na infraestrutura, educação e saúde. Comenta que os Poderes de Santa Catarina devem fazer uma política para longo prazo e pensando no Estado com um orçamento sustentável.
Deputado Doutor Vicente Caropreso (Aparteante) - Enaltece a fala do Deputado, de que é necessário preocupar-se com as contas do estado. E comenta que é preciso efetuar uma reforma que seja maior do que a proposta enviada pelo Governo do Estado. [Taquigrafia: Northon]