Pronunciamento

BRUNO SOUZA - 014ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 08/03/2022
DEPUTADO BRUNO SOUZA (Orador) - Lamenta, em nome de toda imigração ucraniana presente em Santa Catarina, o episódio que está acontecendo na Ucrânia.
Afirma que a guerra nos mostra o problema de termos governos hiper poderosos em que a população fica à mercê de um estado autocrático. Ressalta que os recentes acontecimentos envolvendo Rússia e Ucrânia são frutos de decisões tomadas por um único homem. Conta que defende a democracia liberal, pois conhece os riscos de um governo autocrático.
Destaca que a liberdade, seja de expressão, religiosa ou econômica, tem o preço da eterna vigilância, pois qualquer ação contrária a este direito deve ser repreendida. Cita que governos ditatoriais não nascem de um dia para outro, mas sim de maneira paulatina.
Discorre sobre liberdade econômica e diz que o Brasil é campeão em colocar obstáculos entre o homem e sua prosperidade. Relata que, há pouco tempo, uma consultoria francesa colocou o Brasil como o segundo pior país do mundo para se empreender. Alega que os países que melhor desempenham no Índice de Desenvolvimento Humano, bem como nos índices de empreendedorismo e de PIB per capita, dispõe de imensa liberdade econômica.
Fala sobre a lei de liberdade aprovada no Parlamento catarinense. Relata que autoridades municipais estão cobrando atos autorizativos e licenças ambientais que não são mais exigidos por lei. Afirma que se quisermos constituir um estado que funciona, precisamos aplicar legislações como a que foi aprovada na Alesc.
Deputado Jessé Lopes (Aparteante) - Corrobora o pronunciamento do Parlamentar. Conta a história de seu amigo que tentou iniciar seu próprio negócio, e após pagar diversas taxas e enfrentar a burocracia, foi notificado que precisaria contratar um profissional com o custo mensal de R$3 mil para abrir o seu empreendimento. Por fim, foi impedido de empreender e ainda teve que arcar com prejuízos financeiros. [Taquigrafia: Roberto]