Pronunciamento

Antônio Aguiar - 019ª SESSÃO EXTRAORDINÁRIA

Em 17/08/2005
O SR. DEPUTADO ANTÔNIO AGUIAR - Sr. Presidente, sras. Deputadas, srs. Deputados, assomo à tribuna, hoje, para dizer que estive visitando a minha região, a região do planalto norte, que é composta de vários municípios importantes para o desenvolvimento do Estado de Santa Catarina.
Campo Alegre é um município importante para a entrada do planalto norte e para a nossa saúde, onde se concentram grandes níveis de oxigênio para fazer com que a nossa vida se torne agradável e longa. Portanto, quero fazer uma homenagem ao município de Campo Alegre, onde estivemos semana passada em reunião com o ex-Vereador Lauro Moreira e com representantes do clube do bolão.
Também no município de Rio Negrinho, terra do nosso Deputado Mauro Mariani, hoje Secretário da Infra-Estrutura, estivemos com a Rede Feminina de Combate ao Câncer numa grande reunião, para a qual os benefícios do nosso Governador Luiz Henrique se fizeram presentes.
Esteve presente, hoje, em nosso gabinete, o Prefeito de Irineópolis, cidade onde tivemos grande votação. É uma cidade que precisa de recursos. Estendemos também a nossa homenagem ao prefeito pela presença em nosso gabinete.
De igual forma, gostaríamos de citar os municípios de Canoinhas, Três Barras, Papanduva, Monte Castelo, Bela Vista do Toldo, Porto União e, principalmente, o nosso Município de Canoinhas, o qual nós, hoje, representamos.
Na história do Contestado, o município de Canoinhas tem uma particularidade ímpar. Na sua bandeira está escrito: Catharinensis semper. Nós, de Canoinhas, tivemos a oportunidade de escolher de que lado ficaríamos, do lado do Paraná ou do lado de Santa Catarina. Então, nós escolhemos ser catarinenses e por isso está no emblema da nossa bandeira: Catharinensis semper.
Todos nós sabemos da história e da Guerra do Contestado, da qual não tivemos o relato do que realmente aconteceu. Se compararmos a Guerra dos Canudos, na qual esteve um Euclides da Cunha, que a relatou, com a Guerra do Contestado, veremos a importância desta última porque nela morreram muito mais pessoas do que na Guerra dos Canudos. E nessa comparação não tivemos ainda homenagens suficientes nem o discorrer da história do Contestado, com a devida homenagem aos municípios envolvidos.
Srs. Deputados, quero reportar-me também ao município de Canoinhas pela presença do Fundo Social, que, sem dúvida alguma, é uma lei que aprovamos em janeiro e que realmente está trazendo benefícios aos nossos municípios. O Fundo Social é uma iniciativa ímpar do nosso Governador Luiz Henrique da Silveira. O Governador teve a capacidade de enxergar na frente, teve a capacidade de dividir o estado de Santa Catarina em várias regiões, com o intuito de fazer com que os municípios do planalto norte recebessem recursos e muitas obras.
Gostaria de parabenizar o nosso Secretário da Educação pela liberação da construção de mais um colégio no município de Canoinhas; a construção do nosso colégio Rodolfo Zipner, no bairro do Campo da Água Verde, que tem mais de 20 mil moradores. É uma obra importante, para a qual foram liberados pelo Governador Luiz Henrique R$ 1,7 milhões, através do seu eficiente Secretário da Educação. Ela faz com que nós, canoenses, sintamo-nos gratificados e agradecidos.
Temos também que fazer justiça aqui com o nosso Secretário da Saúde, Deputado Eduardo Cherem, porque está em vias de licitação o aparelho de ressonância magnética, o qual será instalado no município de Canoinhas, e não por decisão política e sim por decisão geográfica. Foi uma decisão importante para a nossa região, pois os munícipes de Porto União, Itaiópolis, Mafra, Campo Alegre, Rio Negrinho, São Bento, Papanduva, Monte Castelo, Bela Vista do Toldo, Major Vieira, Irineópolis, enfim, todos os municípios do planalto norte, não precisarão mais se deslocar a Florianópolis, não precisarão mais se deslocar a Joinville para realizar um exame de alta complexidade, como é o caso da ressonância magnética.
Queremos dizer que, viabilizadas pelo Fundo Social, essas obras que se estão desenvolvendo na nossa região comprovam a competência do nosso Governador Luiz Henrique da Silveira, porque isso fez com que houvesse uma desconcentração de renda para o planalto norte, ou seja, as verbas realmente estão sendo destinadas aos municípios mais carentes.
Queremos fazer com que a região do Contestado, que hoje tem o menor IDH - Índice de Desenvolvimento Humano -, associe-se ao oeste de Santa Catarina, enfim, que esses municípios que estão sendo contemplados através do Fundo Social mostrem a sua pujança, o seu desenvolvimento.
Era o que tínhamos a dizer, Sr. Presidente.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)