Pronunciamento

Antônio Aguiar - 018ª SESSÃO ORDINARIA

Em 02/04/2002
O SR. DEPUTADO ANTÔNIO AGUIAR - Sr. Presidente e Srs. Deputados, é muito importante a nossa colocação hoje em relação ao PFL.
Exerci neste Casa durante um ano e três meses no cargo de suplente de Deputado Estadual, no qual me senti honrado em seguir as fileiras do PFL, que tem como Presidente o Deputado Paulinho Bornhausen. Um Presidente ativo que fez com que o seu quarto suplente, Deputado Antônio Aguiar, representante do Planalto Norte, da região de Canoinhas, região do Contestado, se fizesse presente na Assembléia Legislativa com a ajuda do seu Partido, o PFL. Um Partido solidário, o único Partido que fez com que o seu quarto suplente assumisse uma cadeira na nesta Casa. Por isso a minha gratidão ao PFL que soube honrar os 20.770 votos que obtive, contribuindo para o Partido.
Acho que o Planalto Norte também esteve representado de Campo Alegre a Porto União, onde visitei todos os Municípios, nos quais conquistei grandes amigos, pois na política nós fazemos, sem dúvida alguma, grandes amigos e também grandes inimigos.
O Sr. Deputado Nelson Goetten - V.Exa. nos concede um aparte?
O SR. DEPUTADO ANTÔNIO AGUIAR - Pois não!
O Sr. Deputado Nelson Goetten - Deputado Antônio Aguiar, quero dizer da grata surpresa que tive e da satisfação de conviver durante este período em que o V.Exa. foi Deputado e exerceu a sua função dignamente. Engrandeceu as fileiras do PFL, com certeza absoluta, mas, mais do que isso, mostrou a importância e os valores daquele povo, daquela importante região que, por algumas vezes, temos a sensação que é uma região esquecida por Santa Catarina.
Mas a sua vinda aqui fez diferença naquela região, pois a sua postura, a sua capacidade de trabalho, a sua presença nas Comissões, a sua responsabilidade, o seu jeito de se comunicar, o seu jeito de tratar os Companheiros, por certo, não poderá passar em branco. V.Exa. deixou escrito nos Anais desta Casa, neste espaço que passou, a história de um bom trabalho e de um competente Parlamentar.
Mas faço votos que o V.Exa. retorne, porque com certeza absoluta a inteligência daquele povo da sua região vai lhe dar mais esta oportunidade e, muito mais, vão ainda trabalhar para que o V.Exa. possa voltar para continuar engrandecendo o exercício de Parlamentar catarinense e, acima de tudo, ajudar a fortalecer a credibilidade e a qualidade deste Parlamento catarinense, que é um importante Parlamento Nacional.
O SR. DEPUTADO ANTÔNIO AGUIAR - Agradeço as suas considerações, nobre Deputado!
O Sr. Deputado Heitor Sché - V.Exa. nos concede um aparte?
O SR. DEPUTADO ANTÔNIO AGUIAR - Pois não!
O Sr. Deputado Heitor Sché - Deputado Antônio Aguiar, V.Exa. nos deixa provisoriamente. Com um ano e quatro meses nesta Casa aprendi a admirá-lo como Colega de Bancada e como vizinho de cadeira no Plenário. E tenho certeza de que V.Exa. representou condignamente o Planalto Norte.
V.Exa. não só se conduziu brilhantemente nesta Casa como um Deputado que dá sustentáculo ao Governo, mas também como um amigo e colega de Bancada do PFL. V.Exa. só veio enaltecer o nosso Partido nesta Casa.
Muito obrigado! Tenho certeza de que V.Exa. retornará a esta Casa pelo trabalho que já realizou e que ainda vai realizar em favor do Planalto Norte Catarinense.
Meus cumprimentos!
O SR. DEPUTADO ANTÔNIO AGUIAR - Agradeço ao Deputado Heitor Sché pelas suas palavras. Durante esse um ano e três meses, sem dúvida alguma, foi o Companheiro mais amigo e que me orientou em certas ocasiões. Agradeço pela sua experiência e pela sua maneira digna de tratar o suplente.
Deputado Heitor Sché, a V.Exa. as nossas considerações. Acho que é importante dentro do PFL esta amizade!
Agradeço também ao Presidente da Casa, Deputado Onofre Santo Agostini, que tão bem nos tratou durante esse um ano e três meses em que foi Presidente da Assembléia. Agradeço ao Deputado Julio Garcia, o nosso Líder da Bancada, que também soube nos orientar dentro da Assembléia Legislativa, com sua experiência e sua maneira perspicaz de fazer política.
Também agradeço ao Deputado Clésio Salvaro e também a outros Companheiros da Bancada do PFL que se fizeram presentes comigo. Quero dizer a V.Exas. que foi uma experiência gratificante, na qual procurei trabalhar em prol do Planalto Norte de Santa Catarina.
Quero agradecer também ao nosso Governador Esperidião Amin que realizou várias obras no Planalto Norte a nosso pedido. Acho que desde a Estrada Dona Francisca, que considero a obra-prima do Governo Esperidião Amin para o Planalto Norte, pois é o cartão de visita, é a porta de entrada, é uma obra que nós, do Planalto Norte, estávamos esperando. E não esperávamos tanta competência e tanta dedicação do Sr. Governador Esperidião Amin para a nossa região.
Outras obras importantes: a Rodovia do Contestado, da qual entrei com esse projeto de lei para que seja dado o nome da SC-301 que liga Porto União a Caçador. Espero inaugurar esta rodovia, Sr. Governador. Acho que é a obra mais cara que está sendo feita. Uma obra de vulto que vai beneficiar a região do Contestado e os Municípios do Planalto Norte.
Também agradeço pelas verbas liberadas para o Município de Canoinhas para a recuperação do Colégio Santa Cruz, em mais de R$ 1 milhão; pelas subvenções sociais feitas àquele Município, que tem 36 mil eleitores. É um Município pujante do Planalto Norte, que teve sua fase áurea na época da madeira e que ainda depende dela, porque existem grandes áreas reflorestadas.
Tivemos a felicidade de ser o primeiro Deputado a fazer a Lei de Zona de Processamento Florestal. Outros Deputados seguiram nosso caminho, ajudando-nos para que o Sr. Governador e vice-Governador do Estado, Esperidião Amin e Paulo Bauer, aprovassem a Lei da ZPF, que foi sancionada, em janeiro, para todo o Estado de Santa Catarina.
Portanto, o Estado de Santa Catarina foi beneficiado com a ZPF.
Dentre outras leis que criamos temos a importância da Bandeira do Contestado, fazendo com que as nossas raízes, a nossa tradição sejam reportadas em nome da história do Contestado. Como maioria dos Municípios do Planalto Norte pertencem a região do Contestado já temos a lei da Bandeira do Contestado. Agora esperamos que seja sancionada a Lei da Semana do Contestado, do dia 20 a 27 de outubro, já votada e aprovada nesta Casa, que espera apenas a sanção, bem como outros benefícios que o Governador do Estado levou ao Planalto Norte.
Agradeço mais uma vez ao Presidente do nosso Partido, Paulo Bornhausen, ao Dr. Jorge Bornhausen, a todos os membros do PFL e a todos os Deputados desta Casa, que, de uma maneira ou de outra, fizeram com que crescêssemos na vida política, porque como médico ortopedista, estava fora da área, aqui é bem diferente daquela que atuamos no dia-a-dia.
O médico, por excelência, atende todas as pessoas e o Deputado atende a todo o povo. E o povo de Santa Catarina pode acreditar, neste um ano e três meses em que estive nesta Casa só procurei honrar a Assembléia Legislativa cumprindo com seus preceitos, fazendo com que fosse cumprido o Regimento Interno, fazendo com que o Legislativo se tornasse uma Casa de leis com maior desembaraço por minha parte e dos outros Deputados.
Acho que a Assembléia Legislativa do Estado de Santa Catarina tem que ser enaltecida pelo trabalho que vem fazendo e que realizou neste tempo em que aqui estive.
Agradeço a todos pela oportunidade e sinto que honrei o trabalho prestado à Assembléia Legislativa.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)