Pronunciamento

Antônio Aguiar - 046ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 05/06/2007
O SR. DEPUTADO ANTÔNIO AGUIAR - Sr. presidente, sras. deputadas e nobres deputados, o que me traz hoje a esta tribuna é o Projeto de Lei n. 0178/2007, que denomina Almir José Kalbusch a SC-422, que liga Rio Negrinho ao distrito de Volta Grande. Almir Kalbusch, que foi prefeito de Rio Negrinho, teve uma morte trágica no mês passado.
No seu curriculum vitae consta o seguinte:
(Passa a ler.)
"Nasceu em Presidente Nereu, Santa Catarina, no dia 5 de fevereiro de 1960, filho de Leontino Kalbusch e de Norbertina B. Kalbusch. Casado com Caria Lúcia Leite Kalbusch, com quem teve dois filhos: Leontino e Thalyni. Realizou seus estudos fundamentais em Presidente Nereu, o ensino médio em Jaraguá do Sul. Fez o curso de oficial da reserva no 23º Batalhão de Infantaria de Blumenau. No dia 1º de dezembro de 1980 ingressou como segundo-tenente do Exército em Tubarão. Mais tarde foi transferido para Blumenau, onde ficou até 1987. Veio para Rio Negrinho para administrar empresa de reciclagem de papel e venda de caixas de papelão. Mudou-se para Jaraguá do Sul; mais tarde morou no Rio Grande do Sul; retornou para Rio Negrinho e em sociedade com seu cunhado constituiu a Indústria e Comércio e Representação Ondutek Ltda.
Iniciou sua vida política sob influência de seu pai, Leontino Kalbusch, que foi vereador, vice-prefeito e prefeito em Presidente Nereu. Em 2000 foi convidado por Mauro Mariani, atual deputado federal e secretário de estado da Infra-Estrutura, para compor a chapa majoritária em eleição no município de Rio Negrinho. Aceitou a vaga de candidato a vice-prefeito, sendo eleito no pleito de outubro de 2000. Em 5 de abril de 2002, Almir assumiu definitivamente o cargo de prefeito do município, pois o titular Mauro Mariani se dispôs a ser candidato a deputado estadual, no que foi vitorioso. Em 2004, nova eleição municipal. Almir José Kalbusch concorreu à reeleição, tendo como candidato a vice-prefeito Abel Schroeder. Nova vitória nas urnas. Em janeiro de 2005, Almir e Abel assumiram a prefeitura de Rio Negrinho.
No entanto, por motivos de saúde e atendendo recomendação médica, Almir renunciou ao cargo em 17 de outubro de 2005. Após esse período, mudou-se para Lages onde administrava uma empresa também no ramo de papelão. Em meados de maio de 2007, voltou para Rio Negrinho e no dia 20 de maio, às 21h, Almir faleceu na Fundação Hospitalar de Rio Negrinho, vítima de infarto.
Sua passagem na vida pública de Rio Negrinho foi marcada por muitas realizações, entre obras na saúde, educação e infra-estrutura, com ênfase ao lado social."
Essa é, sem dúvida, uma homenagem ao planalto norte, especialmente ao município de Rio Negrinho, onde o ex-prefeito Almir Kalbusch prestou relevantes serviços à comunidade.
Refiro-me também à lei que cria os Jogos Abertos da Terceira Idade. Em reunião no Conselho Estadual de Desportos, hoje pela manhã, nós tivemos um debate importante sobre a regulamentação dessa lei e a implementação dos Jogos Abertos da Terceira Idade.
Para isso, no dia 9 de julho, às 9h, estaremos realizando uma audiência pública sobre os Jogos Abertos da Terceira Idade , ocasião em que as pessoas da terceira idade se farão presentes, juntamente com o Conselho Estadual de Desportos, hoje presidido por Pedro Lopes, que será homenageado pelos seus 15 anos no conselho.
Na noite de ontem foram conferidas medalhas de mérito esportivo, em suas respectivas categorias, às seguintes pessoas: Horácio Nicolas Carabelli, André Otto da Fonseca, Guilherme B. Barbosa Lima, Bruno Fontes da Silva e Natália Zílio Pereira.
(Passa a ler.)
"O Conselho Estadual de Desportos é um órgão de deliberação coletiva, com sede em Florianópolis e jurisdição em todo o estado, vinculado à secretaria de estado do Turismo, Cultura e Esporte, que tem como secretário Gilmar Knaesel.
O Conselho Estadual de Desportos de Santa Catarina é um órgão colegiado com funções consultivas, deliberativas, normativas e fiscalizadoras em matéria relacionada com o esporte do estado, na forma da legislação vigente.
O Conselho Estadual de Desportos exerce importante papel no contexto esportivo, sendo um órgão legislador e fomentador das políticas públicas."
Parabéns ao Conselho Estadual de Desportos e em nome do presidente Pedro Lopes homenageio todos os seus integrantes.
Também quero reportar-me à cidade de Canoinhas, onde um importante meio de comunicação, o jornal Correio do Norte, há 60 anos vem registrando histórias e participando da comunidade de Canoinhas.
(Passa a ler.)
"No final da tarde do dia 29 de maio de 1947, um sábado, três respeitáveis senhores descansavam os braços na murada do edifício Gomes, na rua Vidal Ramos, em Canoinhas, planalto norte do estado. Impacientes, eles perscrutavam o povo que passava pela via trazendo debaixo do braço a edição número um do que viria a se tornar o mais duradouro jornal da história da cidade. Nascia naquele dia o Correio do Norte.
Os três senhores eram o diretor do Correio do Norte, Sílvio Mayer, o redator, Guilherme Varela e o gerente, Agenor Gomes. Do seu gabinete na Assembléia Legislativa em Florianópolis, o deputado estadual de então Aroldo Carneiro de Carvalho foi o idealizador do Correio do Norte.
Nas suas últimas décadas, o Correio do Norte teve seu comando alterado em algumas oportunidades. A sócia proprietária Marilda Pangratz Voltolini e a sócia-gerente Carmen Regina Pangratz conduzem desde 2000 os rumos do Correio do Norte, juntamente com o vereador Neno Pangratz. Com sua equipe de redação chefiada pelo jornalista Edinei Wassoaski, seus articulistas e sua equipe comercial, o 'Nosso Jornal' segue o princípio de não ter atrelamento ideológico. Sua máxima é oferecer informações para a decisão do leitor.
O Correio do Norte assumiu de forma intransigente a defesa da causa do planalto norte catarinense. A história do Correio do Norte é plena de fatos e peculiaridades registradas nas mais de 40 mil páginas de seu acervo, objeto de consulta freqüente da comunidade.
Neste momento em que o Brasil passa a limpo os seus últimos 60 anos com mudanças tão importantes para os brasileiros, o Correio do Norte segue firme e moderno, apresentando a Santa Catarina um jornalismo profissional, que preza acima de tudo o respeito ao leitor."
É, sem dúvida alguma, orgulho para os canoinhenses, orgulho para o planalto norte, ter 60 anos de história de um importante veículo de comunicação, que é o Correio do Norte.
Ao Correio do Norte e a sua equipe, os nossos parabéns!
Era o que tínhamos, sr. presidente.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)