Pronunciamento

LUNELLI - 005ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 15/02/2024
DEPUTADO LUNELLI (Orador) - Convida para dois eventos que acontecerão no plenário, sendo o primeiro, a reunião da Comissão de Transportes, Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura; e o segundo trata-se da homenagem, em sessão, ao senhor Hélio Hermito Zampier Neto, ex-atleta da Associação Chapecoense de Futebol.
Na sequência, registra, com dados do Banco Central, que o valor total de investimentos estrangeiros diretos no Brasil caiu 17% no ano passado em relação ao valor ingressado em 2022. Explica que esse tipo de investimento é importante para o crescimento do PIB, pois significa uma parte da poupança real mundial se transformando em aumento do capital físico no Brasil, em forma de empresas estrangeiras instaladas para produzir, gerar emprego, renda e impostos. Menciona que o investidor estrangeiro analisa primeiro os aspectos microeconômicos que estão ligados ao ramo de atividade que pretende explorar, como existência de matérias-primas locais, mão de obra e o tamanho do mercado consumidor interno. Discorre sobre a questão da segurança jurídica, pois o investidor quer previsibilidade das leis e das decisões judiciais, o contrário do que ocorre no Brasil de hoje. Neste cenário, defende a liberdade econômica, democracia política de verdade, direito de propriedade, abertura comercial e estabilidade da moeda.
Refere-se também a um assunto que preocupa a todos - a dengue. Considera que os "especialistas" de gabinete não deram importância e se esqueceram da tropicalidade brasileira, propícia para a proliferação do mosquito, ignorando as pesquisas e ofertas do Instituto Butantã, e marginalizaram os lentos protocolos da Anvisa que já haviam aprovado uma vacina de um laboratório japonês. Assim, a dengue iniciou um processo de crescimento já em 2023 sem nenhuma ação firme dos órgãos governamentais e, agora explodiu, segundo as notícias que estão chegando dos aumentos de casos em 300% até 500%. Em relação às vacinas o Estado foi alijado do recebimento, mas, por sorte, houve ações do Governo do Estado e dos municípios. Adverte que a população também precisa estar vigilante e redobrar os cuidados nas suas casas quanto à proliferação do mosquito, pois a dengue pode deixar sequelas e, inclusive, matar. [Taquígrafa: Sara]