Pronunciamento

LUNELLI - 016ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 15/03/2023
DEPUTADO LUNELLI (Orador) - Cumprimenta o Presidente, Deputado Padre Pedro, os demais colegas de Parlamento, bem como todos que acompanham os trabalhos pela TVAL.
(Passa a ler.)
"Apresentei uma moção a esta Casa, solicitando a criação de um Colégio Militar em Jaraguá do Sul. Não é a primeira vez que faço, ao Governo do Estado, essa solicitação. Em 2019, estivemos muito perto de ter um Colégio Militar, mas por questões políticas, o projeto foi engavetado.
Sou um entusiasta da ordem, da disciplina, da eficiência, do resultado. É notório o destaque dos alunos das escolas públicas militares nas avaliações padronizadas brasileiras. A maioria deles possui desempenho médio superior, quando comparados aos seus colegas de outras escolas estaduais e, em alguns casos, até da rede privada de ensino."
Descreve a sua vida de estudante de escola pública, onde havia disciplina e ordem, e lembra que naqueles anos se estudava OSPB, Educação Moral e Cívica e cantavam o Hino Nacional. Também cita que a merenda era muito apreciada pelos alunos.
"Estive hoje com a Comandante da 12ª Regional da Polícia Militar, a coronel Arlene Villela, conversando sobre as escolas militares. Elas seguem o mesmo programa de todas as outras escolas da rede estadual, o mesmo conteúdo. Mas têm a disciplina, o respeito rígido aos professores e funcionários, e a hierarquia, como grandes diferenciais.
Até mesmo no mundo animal, nobres colegas, sem liderança clara todos ficam perdidos, e hoje somos carentes de líderes. Além da disciplina e hierarquia, as escolas militares prezam pelo incentivo ao civismo, aos valores humanos e conhecimento dos hinos, dos símbolos nacionais, estaduais e municipais.
Por isso, acredito que a ampliação desse modelo pode contribuir também para melhoria dos índices educacionais de toda rede de ensino. Exemplos positivos têm esse poder.
Peço a aprovação da moção pelos colegas Deputados e reforço aqui na tribuna o pedido ao Governador Jorginho e ao Comandante Geral da Polícia Militar de Santa Catarina, o coronel Aurélio Pelozato da Rosa, para que Jaraguá do Sul, cidade já considerada a mais pacífica do País, seja atendida nessa reivindicação.
As forças de segurança contam com apoio irrestrito da sociedade e das instituições do município, assim como da Prefeitura. Sendo assim, não haverá maiores problemas no custeio desse projeto, que poderá ser feito através de convênio entre o Estado e a Polícia Militar, com participação da Prefeitura Municipal de Jaraguá do Sul.
Além desta moção, peço ao Governo do Estado que avalie também a possibilidade de instalação de outros colégios militares em Santa Catarina, auxiliando na melhoria dos índices educacionais e na formação dos nossos jovens que tanto precisam de um horizonte melhor para poder voltar a sonhar. Muito obrigado!" [Taquígrafa: Sara]