Pronunciamento

LUNELLI - 009ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 28/02/2023
DEPUTADO LUNELLI (Orador) - (Passa a ler) - "Cumprimento os colegas da Assembleia Legislativa e quem nos acompanha na transmissão desta sessão pelos canais da Alesc.
Venho com alegria, nesta tribuna, para deixar registrado que na última semana, mais precisamente no dia 23 de fevereiro, Santa Catarina recebeu uma grande notícia. O Vaticano publicou o reconhecimento das virtudes heroicas do Servo de Deus, Padre Aloísio. Com isso, esse catarinense tão especial, meu amigo querido, recebeu de Roma o Título de Venerável. Essa declaração é um passo importante no processo de beatificação e canonização do Padre Aloísio.
A abertura do processo aconteceu em 2013 pelo então Bispo Diocesano, Dom Irineu Roque Scherer. A fase diocesana foi concluída em 2015. Foram reunidos documentos, publicações e recolhidos testemunhos de pessoas vivas. Todo esse material foi entregue para a Congregação da Causa dos Santos, em Roma. Deu-se início depois à fase romana, com análise detalhada e documentada sobre a vida e virtudes do Servo de Deus, Padre Aloísio. Em abril de 2017, Dom Francisco Carlos Bach tornou-se Bispo da Diocese de Joinville e deu todo o apoio necessário para a tramitação do processo. Enquanto isso, em Roma, um conselho de teólogos estudou a vida e a obra do Padre Aloísio e emitiu um parecer favorável. Por fim, tudo isso foi para a reunião ordinária dos Cardeais e Bispos, que aprovaram as virtudes heroicas desse catarinense, que dedicou sua vida à Igreja e aos mais necessitados.
Em apenas dez anos, desde a abertura da Causa de Beatificação e Canonização, o Padre Aloísio já é Venerável. Isso aconteceu devido ao aumento dos sinais da sua santidade. É impressionante a presença contínua de devotos, das peregrinações e os registros de graças alcançadas. A conclusão do processo para declarar Padre Aloísio como santo ainda tem duas etapas. A primeira é a beatificação, que acontece quando um milagre for comprovado. Já para a canonização, que é a última etapa, é necessária a comprovação de um segundo milagre, que precisa ter acontecido após a beatificação.
Padre Aloísio nasceu no pequeno Município de Vargem do Cedro, que hoje pertence a São Martinho, no Sul do Estado. Ele faleceu aos 92 anos, em 2006, deixando um legado imensurável. Sua família era católica praticante, pessoas de muita fé. Com 12 anos ele saiu de sua terra natal, rumo ao sacerdócio. Fez a formação em Brusque e Taubaté (SP), sendo ordenado sacerdote no dia 1º de dezembro de 1940. Ao longo da sua jornada, conquistou muitos devotos que relatam ter recebido graças e bênçãos através de suas orações e intercessão.
Eu tive a oportunidade de conhecer bem o Padre Aloísio e receber os seus conselhos por diversas vezes. E, assim como seus devotos, posso afirmar que ele foi uma figura acolhedora, de extrema bondade e vontade de ajudar. Era bem-humorado, humilde e generoso. Estar perto dele fazia com que todos se sentissem melhor.
Em Jaraguá do Sul, em Nereu Ramos, no ano de 2013, foi criado o Instituto Padre Aloísio, para manter viva essa história e propagar a fé. O local é ponto de turismo religioso para pessoas de todo o Brasil e a beatificação e canonização do Padre deve fomentar ainda mais a atividade, colocando o lugar na rota nacional do turismo religioso. Caso seja considerado Santo, Padre Aloísio será o trigésimo oitavo brasileiro a receber essa nomeação do Vaticano. E nós estamos na torcida, intensificando as nossas orações junto à comunidade e a todos os católicos."
O Deputado solicita à assessoria que apresente um vídeo que foi gravado pelos Padres e pela Irmã Edna em Nereu Ramos, logo após a confirmação da publicação pelo Vaticano.
(Procede-se à apresentação do vídeo.)
(Pausa)
(Continua a lendo.)
"Como vocês puderam ver, a felicidade em Nereu Ramos é grande. Eu aproveito para reforçar o convite para missa especial em homenagem ao Padre Aloísio, que acontecerá no dia 17 de abril, às 15h, na Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário, em Jaraguá do Sul.
O meu gabinete protocolou também uma Moção de Aplausos pelo reconhecimento do Padre Aloísio como Venerável e eu solicito o apoio dos demais deputados para sua aprovação."
Muito obrigado! [Taquígrafa: Rubia]