Pronunciamento

LUNELLI - 092ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 03/10/2023
DEPUTADO LUNELLI (Orador) - Propõe uma reflexão sobre situações vividas nos dias atuais, tomando por base um ensinamento bíblico em que Jesus diz ao ser inquirido sobre impostos devidos aos romanos: "Dai, pois, a César o que é de César..." Fala que essa frase se transformou em um ditado popular: dê ao outro o que ele merece, ou ainda, cada um possui uma determinada competência e responde por ela. Transportando para os dias atuais, ressalta as competências e responsabilidades sobre o momento Brasil, atribuindo aos responsáveis a parte que lhes toca.
Esclarece que, em governos anteriores de Lula, houve uma sequencia de atos criminosos, um amontoado de bandidos, desvios de recursos públicos, e muitos dos que estiveram envolvidos, apoiando esse programa de Governo, hoje acusam outros partidos. Afirma ser contra o falso moralismo, e questiona sobre quem está atrás da proposta do Marco Temporal: os índios que são manipulados, partidos políticos, ONGs de esquerda. Acrescenta outra questão do momento, que é a defesa do abolicionismo prisional, criar milícias e extinguir a polícia, ou seja, ninguém será preso.
Enfatiza que, nos dias atuais, a informação está ao alcance de todos, os moralistas podem revelar outras práticas republicanas. A política necessita de uma grande dose de honestidade com cada um assumindo a parte que lhes toca. [Taquígrafa: Eliana]